12 de abr. de 2014

Deficientes mentais continuam colocando medo na população no Centro de Parnaíba (PI)

A principal característica da deficiência mental é a redução da capacidade intelectual (QI), situada abaixo dos padrões considerados normais para idade, se criança, ou inferiores à média da população, quando adultas. A pessoa com deficiência na maioria das vezes apresenta dificuldades ou nítido atraso em seu desenvolvimento, aquisição da fala e outras habilidades.
002
Em Parnaíba está faltando políticas públicas que auxiliem essas pessoas, que hoje estão jogadas e vivem ao léu sem familiares e sem assistência social. Alguns comem e dorme no centro da cidade, a comida é oferecida por comerciantes que se comovem com a situação dos mesmos, dormem nos bancos das praças embrulhados com papelões. E na verdade eles não são mendigos e sim deficientes que não conseguem viver dignamente por si mesmos.
Eles dividem o centro com pessoas normais, querem fazer amizades e até conversam, porém, o preconceito é maior que o desejo de ajuda-los. Ainda é lembrado do programa criado pelo ex-prefeito Mão Santa “Bom Menino” onde tira os mendigos das ruas e ajudava pessoas especiais de maneira adequada e coerente.
DSCF8112Depois que Mão Santa deixou a prefeitura o problema voltou, vale-se ressaltar a forma que os mesmos eram assistidos pela secretaria de assistência social na época gerida pela professora Adalgisa Moraes Souza. Desde aquela época o problema vem crescendo e as autoridades não tomam providencias para previr a população e ajudar os seres humanos que por algum motivo tem deficiência mental.
Alguns episódios aconteceram na cidade que chamou a atenção de populares trata-se de um deficiente mental que agrediu uma criança após ter um surto e outro saiu apedrejando pelo menos três veículos que estava estacionados em ruas do centro da cidade. A pedido do Vereador Carlson Pessoa (PSB) o deficiente foi capturado pela Polícia Militar e internado, mas como Parnaíba não possui estrutura e assistência direcionadas especialmente para as pessoas com tais problemas, o deficiente já está novamente perambulando nas ruas da cidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...