Falta menos de um mês para a possível renuncia do governador Wilson Martins, do Governo do Estado. Provável candidato a senador na eleição de outubro, Wilson precisa se afastar do cargo até o dia 4 de abril. Com isso, deve assumir o cargo de governador o atual vice-governador Zé Filho (PMDB).
Mas essa não deverá ser a única mudança na administração estadual. Pelo menos 18 órgãos deverão ter novos gestores até o mês de abril. Alguns que ocupam o cargo de forma interina serão substituídos por pessoas indicadas do próximo governador, outros gestores deixarão seus cargos para serem candidatos e há ainda os casos das pastas de indicação pessoal de Wilson Martins e que provavelmente receberão novas indicações de Zé Filho.
Fotos: Arquivo O Dia
Zé Filho (PMDB) poderá assumir o governo por 9 meses
As secretarias de Justiça e dos Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sasc), Cidades, Turismo e de Inclusão da Pessoa com Deficiência ainda estão sendo objeto de acordo entre partidos e, por hora, são ocupadas por gestores interinos. A definição deve vir com a posse de Zé Filho ao cargo de governador.
Já as secretarias de Defesa Civil (Ubiraci Carvalho), Segurança Pública (Robert Rios), Mineração (Edson Ferreira), Desenvolvimento Econômico (Warton Santos), Governo (Wilson Brandão) e Educação (Atila Lira) são ocupadas por parlamentares licenciados e que também devem deixar os cargos para poderem se candidatar a reeleição. Especula-se, no entanto, que Ubiraci Carvalho e Warton Santos não pretendem se candidatar novamente, o que indica a possibilidade de permanecerem em seus cargos.
Wilson Martins tem até 4 de abril para decidir se fica ou não
O secretário de Desenvolvimento Rural, Rubem Martins, e o presidente do Idepi (Instituto de Desenvolvimento do Piauí), Elizeu Aguiar, pretendem se candidatar a uma vaga na Assembleia Legislativa. Por isso, também devem se afastar dos cargos até o dia 4 de abril. A pretensão do presidente do Iapep (Instituto de Assistência e Previdência do Estado do Piauí), Flávio Nogueira, é de buscar uma vaga na Câmara Federal e por isso ele deve se afastar do órgão em breve.
Os cargos de secretário de Administração (Paulo Ivan), secretário de Fazenda (Silvano Alencar), secretário de Saúde (Ernani Maia) e secretário de Planejamento (Cesar Fortes), que são de indicação direta do governador do Estado, devem ser substituídos quando o governo for assumido por Zé Filho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.