Avanço das dunas no Litoral do Piauí faz moradores abandonar casas. Problema acontece na Praia de Maramar, cidade de Luís Correia. Secretaria do Meio Ambiente diz que projetos não contemplam a área.
Casa na Praia de Maramar ficou completamente coberta pela areia (Foto: Ellyo Teixeira/G1) |
O avanço das dunas no litoral piauiense está obrigando algumas famílias a abandonarem suas casas. Segundo a aposentada Maria Evangelista Almeida, o problema está afligindo os moradores da Praia de Maramar, na cidade de Luís Correia. Ela explica que teve a casa invadida pela areia e que o avanço das dunas foi muito rápido.
“Foi questão de pouco tempo para que minha casa ficasse toda debaixo da areia. Com a natureza ninguém se brinca. Nunca imaginei que um dia fosse acontecer isso”,afirmou.
Outra que está com a casa ameaçada é Alzira do Nascimento, que mora no local há mais de 30 anos e agora está sendo obrigada a deixar a casa devido ao avanço das dunas. “Nunca pensei em sair do local que vivo, mas agora estou vendo que será o jeito deixar a casa. Nasci e me criei aqui, agora infelizmente a natureza está mudando e não posso fazer nada”,lamentou Alzira.
Moradores relatam que o avanço das dunas está acontecendo de forma rápida Foto: Ellyo Teixeira/G1 |
Sobre a situação, a superintendente de meio ambiente e controle urbano de Luís Correia, Roseane de Araújo, informou ao G1 que o problema do avanço das dunas na cidade é antigo e que projetos para a contenção é de responsabilidade do governo do estado. Ainda de acordo com ela, a prefeitura esta fazendo o possível para manter a ordem pública.
“O problema do avanço das dunas é intenso nas praias de Maramá, Macapá e na Orla de Atalaia. Contudo, o governo só tempo projeto para a contenção na Praia de Atalaia, mas para as demais praias ainda não existe. Nós estamos cuidando da parte de limpeza, que o que podemos fazer. Assim que a associação de moradores requisita nós fazemos a remoção de sedimentos das ruas, acessos, bares e casas”, disse.
Já o secretário estadual de meio ambiente Dalton Macambira, confirmou que até momento só existe um projeto para a contenção das dunas da região da Orla de Atalaia, mas que estudos estão sendo realizados nas demais praias ameaçadas.
“Ainda não há um projeto para a praia de Maramá, mas as outras regiões ameaçadas estão sendo estudadas e uma proposta já chegou a ser apresentada na secretaria”, declarou.
Edição do Jornal da Parnaíba | G1 PI
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.