Ao tomar conhecimento de que o Superintendente Regional (Substituto) do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNI–PI), engenheiro Ismar Portela Santos encaminhou documento para a Câmara Municipal de Parnaíba onde nele consta que o órgão irá tomar providências imediatas para reduzir os acidentes fatais na BR 402, rodovia que liga os estados do Piauí e Ceará, através do litoral, motivo de audiência pública recente, confesso que fiquei um pouco frustrado.
De acordo ainda com o documento encaminhado pelo DNIT, serão colocados quebra-molas: na Casa nº 1985; na “Oficina Luisinho”; no contorno rodoviário e IFPI; Igreja da comunidade; Ponto de ônibus e Escola. Serão ainda colocadas barreiras eletrônicas na Escola e Faixa de Pedestres e na Comunidade Olho D’água.
Levando-se em conta que são medidas emergenciais, são admissíveis, mas sinceramente esperávamos por mais, muito mais. Esperávamos que o DNIT tivesse apresentado um projeto, ainda que para o próximo orçamento, que comtemplasse medidas definitivas, como o alargamento da pista e acostamento, deixando a rodovia no padrão BR.
Também esperávamos que fossem planejadas a colocação de várias lombadas eletrônicas, uma para cada povoado da margem da BR, que não são muitos, pois é sabido que as lombadas, tipo camaleão que está sendo proposta para colocação imediata na BR, irá trazer mais acidentes, só que agora com aqueles condutores que ainda não conhecem a rodovia ou que mesmo conhecendo ainda não sabiam da novidade. Quebra-molas é uma medida ultrapassada que comprovadamente não trás benefícios. Também caberia uma melhor sinalização horizontal e vertical, pois ainda são tímidas as existentes ao longo da rodovia. Por fim, aumentar o número de viaturas e efetivo de homens da PRF na região.
Edição do Jornal da Parnaíba
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