27 de mar. de 2014

Audiência discute situação do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde

Audiência discute situação do HEDA em Parnaíba 
Foi realizada na Câmara Municipal de Parnaíba, na manhã da quarta-feira, 26 de março, a audiência pública que tratou da situação no atendimento e na prestação de serviço do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde(HEDA)Proposição dos vereadores Carlson Pessoa (PSB) e Bernardo Rocha (PSC). Participaram da sessão o vereador Carlson Pessoa(PSB), a secretária de Saúde de Parnaíba, Maria do Amparo Coelho; técnicos da Prefeitura de Parnaíba; presidente da OAB-Parnaíba, Ricardo Mazulo, médicos Maynard Filho e Hélio Carvalho, representante do Sindicato dos Médicos, José Osvaldo Gomes, diretores do HEDA, e os vereadores Astrogildo Fernandes e Ricardo Veras. O outro autor do requerimento vereador Bernardo Rocha se encontra em Teresina a tratamento de saúde.

Audiência discute situação do HEDA com participação de médicos e OAB
O vereador Carlson Pessoa justificou a necessidade de promover a audiência pela necessidade de se buscar melhorias para o maior centro de saúde do Norte do Piauí, que atende milhares de pessoas de Parnaíba e da macrorregião do litoral do estado, além de cidades dos estados do Maranhão e Ceará. “As audiências têm sido valiosos instrumentos do Legislativo na busca de solução para muitos problemas no município, relacionado ao trânsito, acessibilidade, transporte público, entre outros. Estamos aqui para ouvir a direção do HEDA, suas ações e saber dos representantes da área médica quais as propostas para que o hospital possa prestar um melhor atendimento à população”, comentou.

Diretora do HEDA Dra. Clara Leal
Em sua explanação, a diretora do HEDA, Clara Leal, falou dos principais serviços do hospital, mostrou números que comprovam o trabalho nos diferentes setores e destacou que o Dirceu Arcoverde tem uma relevância muito grande para Parnaíba e região. “HEDA é o único hospital público de Parnaíba, é um patrimônio da cidade. Todos usam seus serviços, independente da condição financeira. Não podemos deixar de atender os pacientes de outras cidades e outros estados, o que acaba lotando as dependências do hospital. É preciso investir mais no HEDA, porque a demanda só tende a crescer e a estrutura se torna cada vez mais insuficiente para atender a um contingente populacional tão grande”, relatou.

Vereador Carlson Pessoa propositor da AP e presidente da CMP Vereadora Neta C. Branco
Leal informa, ainda, que a resolutividade no atendimento melhorou nos últimos meses. Ela ressalta que o HEDA atende, em média, 6 mil pessoas por mês, sendo que apenas 10 pacientes são enviados para centros de saúde de Teresina. Para a diretora, o HEDA só tem condições de funcionar satisfatoriamente se o hospital receber pelo menos R$ 3 milhões, sendo que a Prefeitura de Parnaíba só repassa pouco mais de R$ 500 mil, recursos do Sistema Único de Saúde(SUS).
Advogado Ricerdo Mazulo - Presidente OAB- PI de Parnaíba 
“O Dirceu Arcoverde resolve quase todos os casos que chegam ao hospital, dos casos mais simples aos de alta complexidade. Com a reforma do centro cirúrgico e outros investimentos feitos no hospital, a população tem sido atendida de forma mais rápida”, pontua a diretora do HEDA.
Médico Osvaldo José - Presidente Sindicato dos Médicos
Carlson Pessoa informou que as discussões na audiência farão parte de um documento que será entregue aos representantes do estado na Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados e Senado. “Mais uma vez o Legislativo cumpre seu papel de discutir e buscar melhorias para o setor de saúde em Parnaíba. Já realizamos a audiência para o funcionamento das farmácias 24 horas, agora, colocamos em pauta os serviços no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde. A Câmara Municipal está contribuindo decisivamente para que o cidadão parnaibano tenha um serviço público de melhor qualidade”, disse o vereador e líder da oposição. 
Relatório de atendimentos 


Médico do HEDA - Dr. Fabricio 

Médico do HEDA - Dr. Hélio 

Coordenador de Sec. Saúde da PMP -  Dr. Wendel

Coordenador de Sec. Saúde da PMP -  Dr. Carlos Barros 

Vereador Ricardo Veras - PTC 

Vereador  Astrogildo Fernandes - PC do B 

Após o termino da AP na CMP 


Médico do HEDA - Dr. Bernardo 


Por Ribamar Aragão

Um comentário:

  1. Pelo que se pode perceber, mais de 13 mil pessoas (13,986) deixaram de procurar atendimento no Hospital Dirceu, entre os anos de 2012 e 2013. Sobre isso tenho uma indagação, ao nobre vereador ou mesmo àqueles que estão à frente deste hospital. O que esta redução expressiva no atendimento da população significa, uma vez que, foram realizadas benfeitorias no hospital Dirceu no que no que diz respeito o atendimento e a estrutura física?

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...