Os hospitais públicos de alguns municípios piauienses, como Parnaíba, Picos, Floriano e Piripiri irão receber novas instalações de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Ao todo, estão sendo construídos 39 leitos, aumentando assim, o atendimento à saúde no Estado.
Com a construção desses novos leitos, a perspectiva é de que, os hospitais da capital, principalmente o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), consiga reduzir o número de atendimentos. É o que garante do superintende de Assistência à Saúde do Governo do Estado, Pedro Leopoldino.
Além de UTIs para adultos, as cidades ainda receberão leitos neonatais. As cidades de Picos, Floriano e Parnaíba já estão com as obras em processo de construção e instalação. “Em Picos, por exemplo, já está sendo aberto o processo licitatório para iniciar as obras. Todos esses hospitais têm uma cosntrução antiga e precisam de novas estruturas”, explicou o superintendente, ressaltando que, em cada município será investido cerca de R$1,5 milhões.
Foto: Francisco Leal/Ccom
Além de desafogar os leitos na capital, as novas UTIs garantem mais eficiência no atendimento
Esses três municípios ganharão ainda Unidades de Cuidados Intermediários (UCIs), para crianças que necessitem de cuidados medianos. “Essa Unidade é para aquelas crianças que não estão em estado tão grave, mas ainda precisam ficar em observação”, disse.
O Diretor Geral do HUT, Gilberto Albuquerque, também reforçou que as novas UTIs deixarão o hospital com mais vagas para receber outros pacientes. Segundo ele, 56% dos pacientes que estão internados são naturais de cidades do interior do Estado.
Os outros 30% são referentes à pacientes da própria capital, enquanto que 14% são de pacientes vindos do Estado do Maranhão. “Se de fato essas UTIs funcionarem, conseguiremos reduzir muito o número de pacientes vindos de fora, já que os próprios municípios poderão atender essas pessoas”, disse Gilberto Albuquerque.
“O Hospital de Parnaíba, por exemplo, tem dado um grande suporte com as UTIs que eles possuem. Eles estão fazendo a parte deles, e quando os leitos dos outros municípios estiverem prontos, tudo irá ser melhor”, garantiu o diretor do HUT.
Repórter: Isabela Lopes - Jornal O Dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.