14 de fev. de 2014

Diretores da AGESPISA vão à Câmara hoje dar explicações aos vereadores



A Câmara Municipal de Parnaíba deverá receber, na noite desta sexta feira, para participarem da sessão e darem explicações aos vereadores, o Coordenador Regional da Agespisa, Cirilo Albuquerque e Marcos Aurélio Santos, Coordenador de Controle e Qualidade da empresa.

Eles atendem ao requerimento do vereador Carlson Pessoa, aprovado por todos os demais, que pretendem saber o que vem ocorrendo com a qualidade da água que está chegando às residências dos consumidores, bem como as constantes faltas dágua que ocorrem em alguns bairros e geram reclamações da população. O vereador Reinaldo Filho, inclusive, exibiu esta semana uma amostra do produto, afirmando que iria solicitar do Ministério Público uma providência, inclusive a análise da qualidade da água para se saber o seu grau de contaminação.
Durante toda a semana foram várias as discussões e questionamentos na Câmara a respeito da prestação de serviços da Agespisa para com seus consumidores no Município, com destaque para a falta dágua na zona rural, onde a empresa não tem feito nenhum tipo de investimento nos últimos anos.
Em audiência pública no ano passado, o diretor da Empresa, José Dias, informou aos vereadores que o contrato assinado entre a prefeitura e a AGESPISA limita apenas à zona urbana a prestação de serviços. “Este diretor é um mentiroso”, disso o vereador e funcionário da empresa, Gerivaldo Benício, para quem os investimentos e ampliações  não ocorrem por falta de vontade política.

               Vereador Bernardo Rocha na Escola Isaias P. Galeno

O vereador Bernardo Rocha denunciou no início da semana que na comunidade Olho Dágua- zona rural- os alunos da Escola Isaias Pereira Galeno consomem água com coliformes fecais, “porque o poço existente foi construído entre duas fossas sépticas e é a mesma água que é consumida no posto de saúde do local”.
Foi falado, inclusive, da possibilidade de ser rompido o Contrato de Programa Para Prestação de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário, renovado por 20 anos e assinado em dezembro de 2011 pelo então prefeito José Hamilton e o ex-presidente da AGESPISA, Raimundo Neto Nogueira Lima. A vereadora Fátima Carmino questionou o fato de haverem renovado um contrato por tanto tempo e nele não constar a obrigatoriedade de ampliação da rede e de novos investimentos.

Prefeitura fará permuta de imóveis com Diocese para beneficiar comunidades

Na sessão desta quinta feira, na Câmara de vereadores, foram discutidos, votados e aprovados alguns projetos do Poder Executivo e vários requerimentos apresentados pelos vereadores, sempre interpretando as reivindicações da população.
Dentre as matérias do Poder Executivo foi aprovado o projeto de lei que autoriza a prefeitura permutar bens imóveis com a Diocese de Parnaíba, que vai possibilitar a construção de uma Igreja e uma Casa Paroquial no Conjunto Residencial Colinas do Alvorada e a construção, pela Prefeitura, de um espaço para práticas esportivas no bairro Tabuleiro. Seria um campo gramado, com alambrados e arquibancadas, segundo informou o vereador Ronaldo Prado, que elogiou a atitude do Prefeito Florentino Neto.
Outro projeto, também do Executivo, propõe gratificações para servidores do SAMU, matéria que também recebeu elogios de alguns vereadores da situação, que destacaram a união que existe na equipe, o que melhora a prestação de  serviços à população,   reconhecendo ainda na atitude do prefeito o compromisso com a saúde pública e com os funcionários do município.
Dentre os requerimentos discutidos e aprovados, alguns eram de autoria da vereadora Fátima Carmino, que solicitou, entre outras coisas, o envio de ofício ao Superintendente da Microempresa e Empreendedor Individual, Francisco Nunes Dourado, solicitando cursos de formação continuada para motoristas, cobradores e empresários de transportes alternativos; proprietários e funcionários de bares e restaurantes da Praia da Pedra do Sal, feirante dos mercados públicos, localizados na Guarita e na Rua Caramuru, bem como aos empreendedores individuais (ambulantes). “Em princípio àqueles que atuam no centro da cidade, estendendo-se posteriormente aos demais que atual em outros espaços do município”, destacou a vereadora no requerimento.
Ainda de autoria da vereadora Fátima Carmino foi aprovado também o requerimento solicitando o envio de ofício à Secretária Municipal de Educação, professora Rosany Correia, para que sejam providenciados meios de ofertar cursos contínuos de capacitação do quadro de servidores da Secretaria de Educação e de outras instituições públicas, para que possam atuar como intérpretes da Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS.  Segundo a vereadora, essa providência traria muitos benefícios à comunidade, que hoje possui cerca de 5 mil surdos, de acordo com a APAS (Associação de Pais e Amigos dos Surdos) e há carências de centros educativos, embora já existam pessoas especializadas que poderiam ser contratadas pela Prefeitura.
Outros vereadores também tiveram requerimentos aprovados, como o vereador Bernardo Rocha que solicitou à Guarda Civil Municipal e à EMPA (Empresa Parnaibana de Supervisão de Abastecimento) que tomem providências no sentido de desobstruir as vagas destinadas aos taxistas no Mercado da rua Caramuru, que não estão sendo respeitadas.  “Quando os taxistas saem e retornam, a vaga está ocupada por particulares, que ficam lá e não há controle”, declarou Bernardo Rocha, afirmando que foi procurado pelos taxistas prejudicados, que lhe fizeram o apelo para que pedisse a fiscalização dos órgãos competentes.

Fonte: Ascom CMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...