Na noite de sexta-feira (17.01.2014) aconteceu a premiação e encerramento da etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento no Senac–PI. O torneio de formação profissional reuniu competidores de dois cursos, Técnico em Enfermagem e Cabeleireiro.
Para entregar as medalhas foram convidados o Diretor de Educação Profissional, Sr. Francisco Dias, a gerente do Senac Teresina, Fátima Filha, as orientadoras Nerivalda Portela e Márcia Beatriz, as coordenadoras Dayanny Magalhães e Francisca Lopes e as psicólogas Mirna Jorge e Luciana Castelo Branco.
Os vencedores
Bruno Ribeiro foi o primeiro colocado do curso de Cabeleireiro, a aluna Joana D’Arc levou o segundo lugar e Caroline Barbosa ficou na terceira posição. No curso Técnico em Enfermagem, Lívia Lopes foi a primeira colocada, o segundo lugar foi para o aluno Lailson Alves e a terceira posição ficou com Francisco Wanderson.
As diversas habilidades que estão na literatura que aborda a modalidade em que competiram, foram desenvolvidas pelos alunos que tiveram que desempenhar as tarefas com alto rigor de concentração e conhecimentos técnicos, enquanto eram avaliados por profissionais de outras empresas e organizações. Aqueles que conseguiram a maior pontuação na modalidade estarão representando o Piauí na etapa nacional que vai acontecer no mês de fevereiro, em Belo Horizonte. E até lá, esses campeões estarão dedicando a maior parte de seus dias aos treinamentos, sempre auxiliados pelas orientadoras e psicólogas designadas para acompanhá-los durante o torneio. Os primeiros colocados na etapa nacional irão à WorldSkill 2015 (etapa internacional).
A realização da Olimpíada.
Para tornar essa competição possível o Senac envolveu grande parte de seus colaboradores, foram 6 meses de trabalho e dedicação total. A frente da organização da Olímpiada estava a coordenadora técnica pedagógica do Senac, Brenda Ozório que não mediu esforços para fazer deste mais um acontecimento que fica marcado na história do Senac PI.
Após a premiação o Sr Francisco Dias falou que esse é apenas o começo dos trabalhos relacionados à Olimpíada, alertou os alunos sobre a importância da dedicação e esforço quando se quer alcançar um objetivo, agradeceu a todos que estavam direta e indiretamente envolvidos na realização da competição que já está provocando o crescimento e maior procura pela Educação profissional no estado.
Durante a cerimônia de encerramento os estudantes do curso de Inglês Intermediário, que assim como os competidores, também são alunos Pronatec*, encenaram uma peça teatral e o aluno Lailson Alves, competidor no curso técnico de Enfermagem fez uma apresentação de violino. Aconteceu também uma palestra sobre “A importância da competição” com a psicóloga Luciana Castelo Branco, que acompanha a lutadora e campeã olímpica, Sarah Meneses.
A importância de competir na Olimpíada do Conhecimento.
A Olimpíada do Conhecimento é a maior competição de educação profissional das Américas e reúne estudantes de cursos técnicos e de formação profissional para executar tarefas dentro de prazos e padrões de qualidade internacional. Sendo uma estratégia muito eficaz como incentivo ao estudo e a formação continuada, levando estudantes e profissionais a se aperfeiçoarem continuamente, além de promover a visibilidade dos competidores por grandes organizações e empresários interessados em contratar para altos cargos, os profissionais mais capacitados e com espírito de excelência na área a que se dedicam.
*Pronatec - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.