Senhor Carlson, vou resumir, a Eletrobrás tem a conduta de pedir a nota fiscal do aparelho queimado como condição para ressarcir o cliente.
A lei proíbe ela de fazer isso, o mais grave é que na cópia da lei que fica disponível ao cliente eles apagaram os artigos que citam os direitos do cidadão, quando percebi todos lá ficaram apreensivos, a mulher que falou comigo antes se escondeu atrás do computador com medo, não tenho dúvidas que fazem isso de propósito, veio gente la de dentro com uma cópia do original, mas percebia-se que já foram sabendo do que se tratava e fazendo aquela cara de que não sabiam. Mas peço que publique só o texto a seguir. Estou enviando uma cópia no word também que conserva a formatação.
Estou enviando um texto para o senhor com todo os detalhes da confusão. Espero que o senhor publique para que nossa cidade fique mais alerta.
A lei proíbe ela de fazer isso, o mais grave é que na cópia da lei que fica disponível ao cliente eles apagaram os artigos que citam os direitos do cidadão, quando percebi todos lá ficaram apreensivos, a mulher que falou comigo antes se escondeu atrás do computador com medo, não tenho dúvidas que fazem isso de propósito, veio gente la de dentro com uma cópia do original, mas percebia-se que já foram sabendo do que se tratava e fazendo aquela cara de que não sabiam. Mas peço que publique só o texto a seguir. Estou enviando uma cópia no word também que conserva a formatação.
Estou enviando um texto para o senhor com todo os detalhes da confusão. Espero que o senhor publique para que nossa cidade fique mais alerta.
Obrigado.
Você tem direito ao ressarcimento de danos ocasionados por
problemas na rede elétrica.
O 1º dia desse ano começou bem aqui em casa, queimaram a
geladeira e a lavadoura de roupas de uma vez (a rua toda teve prejuízo, há uma
chave que fica no poste que era p fechar quando desse curto mas.. bem, não
entendo muito disso), e só não tivemos mais prejuízo porque meu avô correu para
desligar o "contador". Toda Parnaíba sabe que a Eletrobrás ganha rios
de dinheiro e não oferece um serviço equivalente ao que lucra, também sabem que
a fiação da cidade é sucateada, quando um fio quebra ou da problema, é trocado
por um velho apenas em melhor estado. Não é nenhum segredo isso. Não sei de
quem é o dever de "correr atrás disso".. Mas aconteceu algo
interessante quando meu avô foi atrás dos direitos dele. Primeiro Vou explicar
o que se fazer quando algum objeto queimar devido a falhas elétricas:
1 - Primeiro você entra em contato com o 0800 086 0800 e
comunica quais são os aparelhos queimados com marca, série e modelo (só olhar
atrás dele que deve ter). Vão mandar uma equipe para fazer o laudo (dizer se
tem ou não direito de ser ressarcido),
que é uma verificação na instalação da casa para ver se foi feita corretamente.
2 - Depois da autorização dos técnicos você deverá fazer o
orçamento com duas empresas para poder apresentar na Eletrobrás.
A ANEEL, que é a agência reguladora de energia elétrica,
equivalente a ANAC, ANS ou ANATEL. Regula e fiscaliza esse serviço e a
resolução 414/2010 diz tudo o que você precisa saber dos seus direitos e
deveres e da distribuidora de energia. (Art. 203 fala do ressarcimento)
No final faço um resumo de alguns que achei interessante.
Mas aí encontramos um problema....
Bom, fizemos tudo direitinho e fomos até lá, um dia não deu
certo porque sistema estava com problemas e voltamos no outro dia. no Artigo
208, parágrafo 6º diz o seguinte:
“A distribuidora não pode exigir a nota fiscal de conserto ou de compra
para efetuar o ressarcimento em moeda corrente, sendo suficiente a apresentação
do orçamento do conserto ou levantamento de preços de um equipamento novo.”
E para minha SURPRESA, eles pediram a nota fiscal, NÂO FAZ SENTIDO, quem
vai ter nota fiscal de um aparelho comprado digamos a 5 anos ou mais???? Meio
improvável.
Só que antes de irmos lá, para garantir os direitos do meu avô dei uma
lida na resolução, e por via das dúvidas imprimi a parte que falava do prazo de
20 dias para o ressarcimento e a parte que era vedado o pedido de nota fiscal
(Art 208). O INTERESSANTE É AGORA! Quando eu disse que a distribuidora de
energia não podia fazer isso, adivinhem?? Uma pessoa do atendimento disse que NUNCA
FOI ASSIM E EU TINHA QUE APRESENTAR A NOTA FISCAL. Eu então peguei a cópia da resolução 414/2010
que fica lá para consulta do cliente, e sabe o que essa pessoa me disse sobre a
resolução que REGULA/MANDA na ELETROBRÀS? ISSO AÍ NUM VALE NADA NÃO!! Eu fiquei me
perguntando como alguém que trabalha prestando serviço justamente explicando
como devemos proceder em casos como esse e outros poderia falar algo assim. E agora
para fechar com chave de ouro, abri a cópia da resolução e quando cheguei no
ARTIGO que falava do ressarcimento NÃO TINHA OS 3 ULTIMOS PRÁGRAFOS, JUSTAMENTE
O QUE FALAVA QUE ERA PROIBIDO O PEDIDO DA NOTA FISCAL. Depois disso (a mesma pessoa
que falou de início) que tinha dito que não valia nada a resolução, perguntou a
2ª Pessoa, bem trajada, que tinha cara
de quem era chefe por lá sobre a nota fiscal, e sabe o que ela respondeu?! “ Num é obrigatório não “ com ar de pouco
caso.... Como quem dissesse assim: Ah, vou dizer isso, mas vai continuar
parecendo que é da nossa vontade PEDIR OU NÂO a nota fiscal. Nós que decidimos.
Correria para cá, correria para lá, resolveram meu problema rapidinho. O atendente foi muito solícito e educado, entrou e foi saber como deveria agir, a cópia que faltava os parágrafos importantes foi retirada, e disseram que iriam modificar.
O que não sai da minha cabeça, é que isso deve ser feitos a anos, e qualquer um entende que é para dificultar um direito do cidadão. Eu me informei, fui atrás, mas e aí? Quem não sabe ou não tem como saber? Fica a pergunta.
Correria para cá, correria para lá, resolveram meu problema rapidinho. O atendente foi muito solícito e educado, entrou e foi saber como deveria agir, a cópia que faltava os parágrafos importantes foi retirada, e disseram que iriam modificar.
O que não sai da minha cabeça, é que isso deve ser feitos a anos, e qualquer um entende que é para dificultar um direito do cidadão. Eu me informei, fui atrás, mas e aí? Quem não sabe ou não tem como saber? Fica a pergunta.
Devo esclarecer alguns pontos, o 0800 foi ótimo no atendimento, os técnicos que estiveram aqui foram igualmente, de uma carisma impressionante e até tentaram explicar aos meus avós como aconteceu o problema na rede elétrica, (e eles fingiram que entenderam rsrs) e o atendente que atendeu meu avô também foi muito gente boa.
Não tenho porquê citar nomes, aliás nem devo, pois todos estão trabalhando,
e empregados recebem ordens, vai que isso é o que mandam eles dizer, ou é dessa forma que são ensinados
como se fosse o certo a fazer, ou não há treinamento suficiente.
Só peço que compartilhem para que as outras cidades vejam como são as
coisas, outras pessoas vejam... E se ajuda a melhorar nossa cidade. Telefonia,
Enegia elétrica, saúde, todos sabemos qual a situação em que se encontram. Divulguem, curtam e compartilhem.
É destinado principalmente aos mais novos porque têm mais facilidade de
acesso as informações.
Ia esquecendo, em nenhum momento
quis atingir, desrespeitar ou fingir nada, tudo aqui escrito foi SOMENTE o que
aconteceu sem aumentar nem diminuir. Mas mesmo assim mantenho dados do ocorrido
no celular. =D
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