Diante dos atuais problemas que as autoescolas da cidade de Parnaíba estão enfrentando com relação aos atrasos na realização dos procedimentos para a obtenção da 1º habilitação, o Vereador Carlson Pessoa(PSB) e seus assessores jurídicos, George Pessoa e Rafael Azevedo, formalizaram junto ao Vice Governador Zé Filho, no dia 28 de novembro, o pedido para que fossem adotadas providências para uma maior agilidade na conclusão dos processos.
Os advogados George Pessoa, Rafael Azevedo, o vice governador Zé Filho e o vereador Carlson Pessoa |
Os atrasos na conclusão dos processos de 1º habilitação estão ocorrendo por conta do efetivo reduzido de examinadores que o DETRAN-PI dispõe, que hoje são apenas no número de 30 profissionais responsáveis por avaliar os exames práticos, as conhecidas “balizas" em todo o Estado do Piauí.
Antes de setembro de 2013, os exames de baliza que ocorriam uma vez por mês em Parnaíba, não recepcionava apenas os alunos das autoescolas daqui, mas também os alunos das autoescolas de outras cidades circunvizinhas , tais como: Piripiri, Luzilândia, Esperantina, Cocal e Piracuruca, o que reduzia e muito a quantidade de vagas destinadas para o exame ocorrido com os candidatos de Parnaíba.
Com isso, alguns alunos acabavam por ficar de fora do exame prático e tendo sua balizas marcadas para o mês seguinte, o que os deixavam bastante aborrecidos. Lembrando que os examinadores, são enviados da capital Teresina, e a fim de sanar este problema. O DETRAN passou a enviar os seus examinadores não mais uma vez por mês, e sim, semanalmente para Parnaíba, entretanto, antes eram destacados para Parnaíba em dias de baliza um total de 20 a 30 examinadores, que as vezes ficavam por aqui dois dias seguidos para a realização dos exames.
Essa situação que antes já era bastante complicada, agora ficou insustentável, pois os processos parados sem poderem ser conclusos dentro dos CFC's "autoescolas" têm aumentado, e inúmeras são as reclamações dos usuários por conta da demora na realização do referido exame, o que impede conclusão do processo de 1º habilitação.
O Diretor-Geral do DETRAN sabe das dificuldades e tem se mostrado favorável a uma resolução definitiva deste problema, mas admite não poder fazer muita coisa tendo em vista que o contingente de examinadores embora seja bem reduzido, tem que atender a todo o Estado do Piauí, e a primeiro momento não existe a possibilidade imediata da contratação de mais profissionais, senão por concurso público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.