11 de dez. de 2013

FIEPI e PM-PI formam estudantes em Programa de Prevenção às drogas

A Federação das Indústrias do Estado do Piauí – FIEPI, em parceria com a Polícia Militar realizaram ontem (09) a formatura de 51 crianças no Programa Educacional de Resistência às Drogas, o PROERD. 
Os formandos são estudantes do 5º ano da Escola SESI Conselheiro Saraiva situada na Zona Sul de Teresina. A major Elizete Lima, coordenadora estadual do Programa, afirmou que em 2013 o projeto tornou-se ainda mais abrangente. “Já alcançamos um total de 37 municípios e batemos nossa meta ao formar mais de 10 mil crianças esse ano”, relata Elizete.
O PROERD atualmente é realizado em mais de 60 países como Bolívia, Canadá e Nova Zelândia. Além do combate ao uso de drogas, o programa também esclarece quanto ao bullying e a violência infantil.
Há sete anos o soldado Valdílio Siso é instrutor do Programa na Escola Conselheiro Saraiva. “Em todo esse tempo, acredito que aprendi mais do que ensinei. As crianças tem muitas virtudes e vontade de fazerem sempre mais e serem vistas. Durante as aulas não tratamos apenas sobre o tema drogas, mas também sobre a adoção de um estilo de vida saudável e de fatores de risco à qualidade de vida”, explica o soldado.
Para atuar como instrutores, os policiais militares precisam realizar um treinamento de 80h, uma vez que, as atividades realizadas com crianças exigem uma linguagem e abordagem diferenciadas.
O superintendente do Serviço Social da Indústria do Piauí – SESI-PI, Mardônio Neiva, avalia que a parceria entre a entidade e Polícia Militar tem sido bem sucedida. “Há alguns anos temos realizados formaturas de nossos alunos nesse programa e obtido ótimos resultados. Temos agora novos objetivos e contamos com a major Elizete para possibilitar a expansão dessa ação para as cidades de Parnaíba e Picos”, diz o superintendente.
A aluna Letícia Barbosa, 11 anos, disse estar orgulhosa pela formatura. “Aprendi muito com o PROERD. Com as drogas só existe o caminho da prisão ou da morte”, enfatizou a pequena formanda.
O estudante Ryan Carlos, 10 anos, também afirma que as drogas prejudicam as pessoas. “No PROERD nós vimos que as crianças tem que se manter longe de qualquer tipo de droga”, pontuou.
Além da parceria em sala de aula, a FIEPI cedeu auditórios e sua estrutura para que a Polícia pudesse realizar a capacitação dos instrutores que atuam no projeto. Os alunos do 5º ano mantém contato com os conteúdos do PROERD durante 12 semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...