O CFO- Conselho Federal de Odontologia trabalha para conseguir a aprovação, no Congresso Nacional, do projeto que trata sobre a prestação de assistência odontológica a pacientes em regime de internação hospitalar – Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A proposta que já foi aprovada em primeira votação na Câmara Federal tem emperrado no Senado e a categoria acusa o senador Wellington Dias (PT) de está dificultando a aprovação.
O presidente do SOEPI - Sindicato dos Odontologistas do Piauí , Sérgio Pires, afirma que para atrasar a votação o senador petista tem apresentado emendas à proposta o que prolonga o processo. Segundo ele, o CFO tentou diversas vezes conversar com W.Dias, mas não obteve êxito. “Toda vez a assessoria dele fica enrolando e ele nunca nos atende”, disse.
O Projeto de Lei 2776/08, do deputado Neilton Mulim (PR-RJ), que torna obrigatória a presença de dentistas em todas as unidades de terapia intensiva (UTIs), assim como em clínicas e hospitais públicos e privados em que haja pacientes internados, foi aprovado ontem por unanimidade pelo Senado Federal, em primeira votação. A categoria defende que esse atendimento específico manterá a higiene bucal e a saúde do paciente durante a sua internação, controlando doenças periodontais, cáries e outros problemas bucais, além de contribuir para a prevenção de infecções hospitalares, principalmente as respiratórias.
O senador Wellington Dias (PT-PI) entrou com uma emenda para retirada do parágrafo que trata da obrigatoriedade da presença do Cirurgião-Dentista nas Unidades de Terapia Intensiva. Com essa medida, o projeto deve passar por uma nova votação na Casa o que tem revoltado a categoria. A justificativa do senador para a retirada da proposta é que o projeto gera custos.
"Nós ficamos com uma interrogação na cabeça sem entender o real motivo dessa atitude do senador. A presença de um dentista na UTI poderá reduzir em muito os casos de infecções porque nós sabemos que a boca guarda muitas bactérias. Hoje profissionais como enfermeiros não estão preparados para fazer esse serviço de higiene dos pacientes", explicou.
A reportagem do 180graus tentou falar com o senador e sua assessoria mas não obteve resposta.
Publicado Por: Lídia Brito
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.