30 de dez. de 2013

ANO 6 O Bembém 72 - DEMOLIR UMA PRAÇA NO CENTRO HISTÓRICO DE UMA CIDADE HISTÓRICA PARA CONSTRUIR UM PRÉDIO?!


Poeta e ex-secretário de cultura - Benjamin Santos 

- UM PREFEITO PODE FAZER ISSO? 


- E o IPHAN... vai permitir? -









Demolição do Jardim dos Poetas para construção de um  Shopping para Camelôs 

Encaminhada à Câmara Municipal da Parnaíba pelo prefeito Florentino Veras, foi aprovada com a unanimidade dos vereadores a Lei 3.746 que autoriza “a desafetar um  imóvel de uso comum do povo, a denominada ‘Praça dos Poetas’ para inseri-lo na categoria de bens dominicais”. 

Dada a aprovação, tão unânime, supõe-se então que vereadores, como Foguinho e outros, saibam o significado de ‘desafetar’ e de ‘bens dominicais”.

Determina a Lei, mais adiante, que no lugar do ‘imóvel desafetado’ seja construído o Shopping Popular de Parnaíba com lojas para os ‘trabalhadores informais’.

A Lei também autoriza o Município ‘proceder a mudança da Praça dos Poetas para a área do antigo Parque José Alexandre” (que fica em frente à Igreja de Santo Antônio),
“à qual será dada o nome de Jardim dos Poetas”. Em outras palavras, a Lei determina que se acabe com o atual Jardim dos Poetas e ali seja construído um prédio. Diante disso, O Bembém pediu a opinião de algumas pessoas representativas de diversas áreas de atuação na cidade.
                                                             
Opiniões

Professor-mestre em História

- “Sem sombra de dúvida, é importante O Bembém se posicionar contra mais esse crime contra nosso patrimônio. Não é admissível a construção de mais um prédio em forma de caixa naquele local!”

Josenias dos Santos Silva
Faculdade Internacional do Delta (INTA)

Parnaíba
Advogado, fiscal do trabalho e poeta

- “Sou contra. Ali era a Praça da Bandeira, lembro de quando eu era menino. O prefeito João Orlando já tinha roubado um pedaço para construir esse pardieiro de lojinhas na esquina, conhecido como “ferro de engomar”. Uma cidade como a Parnaíba não pode perder uma praça. É circulação de ar. É respiração. Sabe quantas praças têm o Centro do Rio de Janeiro. Mais de quinze. Qual prefeito é doido de acabar com uma praça daquelas. O prefeito da Parnaíba que construir um prédio naquele lugar vai ficar na História, como ficou o Batista Silva, que acabou com a Praça da Graça. Sou contra.”

Jorge Costa Carvalho
Ministério do Trabalho

PHB


Mestrando em História do Brasil

- “É preciso refletir. O importante para manter aquela praça é a necessidade de conservação e preservação de um espaço de memória da Parnaíba, um espaço de historicidade. Lugares como aquele, às vezes, são lugares que os transeuntes, em seus passos cotidianos, apressados, mal percebem. Em relação a ocupar o espaço do Jardim dos Poetas com uma construção vertical, os interesses políticos suplantam toda e qualquer memória intelectual, mas uma cidade se constitui também pelo conjunto de suas recordações. A cidade que pouco preserva sua memória relega muito do seu patrimônio cultural e intelectual.”

Leandro de Castro
Professor Auxiliar, UESPI; membro de grupos de pesquisa do CNPq

PHB


Cirurgião ortopedista

- “Demolir o Jardim dos Poetas e construir ali um shopping para comerciantes informais é um crime ao quadrado. Uma praça é um espaço sagrado que não deve ser destruído. Vai construir um prédio para a informalidade noutro lugar. Quando eu fiz o Jardim, o objetivo era 
recuperar o lugar como praça e tirar um terminal de ônibus no centro da cidade. Não se usa mais um terminal no centro das cidades. E aquele estava caindo de podre, os barracos eram uma imundície. Tudo bem que levem a ideia do Jardim dos Poetas pra outro lugar, mas usar o espaço do atual Jardim para camelódromo é um absurdo!”

Paulo Eudes Carneiro
Prefeito da Parnaíba de 2001 a 2004; construtor do Jardim dos Poetas

PHB


Jornalista, poeta, escritor

- “Se não encontrarem outro lugar, isto é, se não existir outro lugar, eu até que aceito. Mas se acharem outro lugar para o shopping, deixem a Praça”

Wilton Porto
Academia Parnaibana de Letras

Parnaíba
Ator de teatro e cinema

- “Sou contrário. Aquele espaço público vem de muito tempo. É um espaço ocupado por uma ideia; um espaço cultural que não pode desaparecer ao bel-prazer de um prefeito. É preciso ter limites e eles estão ultrapassando os limites. Hoje é o Jardim, amanhã vai ser outra coisa. Não dá pra admitir umprédio ocupando e fechando todo aquele espaço. Toda cidade precisa de ar.”

Tarciso Prado
Um dos editores d’O Bembém

Teresina


Doutorando em História na UFC

- “Antes de decretarem o fim de um espaço público, os diferentes poderes devem levar em conta as aspirações daqueles que verdadeiramente fazem a cidade, os anônimos. Não devem prevalecer os cálculos políticos ou econômicos, principalmente quando estão em jogo praças e jardins, símbolos importantes das sociabilidades urbanas. É preciso excesso de cautela para decretar a nulidade de espaços como esses.”

Idelmar Cavalcanti Jr.
UESPI, Campus Parnaíba

PHB

Garçom

- “A nossa cidade já é muito quente e o Jardim dos Poetas serve como um fôlego. Então você fazendo um shopping ali, você deixa tudo mais quente. Toda cidade precisa de lugares abertos. Ali não pode deixar de ser praça. O que precisa é de restauração, recolocar os poemas e mais algumas árvores para que haja sombra. E seria ótimo se pudesse haver algum meio de mudar os poemas de vez em quando. Mesmo sendo esse lixo que deixaram ficar, mesmo assim, eu frequento até hoje. No meu intervalo de almoço, eu fico no Jardim dos Poetas (ou na Praça de Santo Antônio) e fico em paz. Aliás, eu prefiro ficar ali do que na Praça de Santo Antônio. Eu me sinto bem ali, embaixo daquele sombreado do caramanchão; Com o vento, as flores caem. Mesmo sendo mal tratado, como é, eu me sinto bem no Jardim dos Poetas e não me sinto sozinho. Me sinto rodeado de poetas.”
Alisson de Freitas
Morador do Catavento; estudioso da poesia de Augusto dos Anjos

PHB

Anônimo que passava pelo Jardim

- Eu falo, mas não bote meu nome, não, porque eu não quero me meter em coisa desses políticos. Mas um prédio aqui, seja do jeito que for, vai tampar tudo. Vai tirar a visão do Edifício Leão, que é uma obra de arte, e daquele prédio ali, que só tem o telhado e dizem que já foi um mercado antigamente. Aqui, bastava cuidar, ter um vigia e um jardineiro, talvez até tirar as grades e cuidar bem. Cuidar bem. Não podem acabar com um lugar como este. É acabar com uma Praça!”

Construtor do primeiro teatro particular da Parnaíba

- Eu já fui contra essa ideia desde que me chamaram para uma reunião na Superintendência da Cultura para uma votação quanto à construção de um shopping no lugar do Jardim dos Poetas. Eu fui o único a votar contra. O lugar precisa é ser restaurado. Eu mostrei isso num curta-metragem que eu fiz e que se passa dentro do Jardim. O lugar estava horrível.”

Joaquim Lopes Saraiva
Ator, dramaturgo e diretor de espetáculos teatrais

Parnaíba

Professor, jornalista e editor

- “Construir alguma coisa ali é uma ideia totalmente absurda. O Jardim dos Poetas está muito feinho mas só precisando de uma reforma que o deixasse mais imponente; ganhasse um pouco mais de altura; tirar as grades... mas jamais que se retroceda quanto à ideia da valorização da Poesia, da Cultura como um todo, não só da Parnaíba com da região porque ali estão citados poetas regionais. Eu acho que foi um grande momento, um investimento de pouco gasto, então não se deve abandonar toda essa ideia. Agora, sim, construir um prédio para os camelôs aqui por perto, próximo ao mercado da Quarenta, ali tem área e ali, sim, se pode construir a praça dos camelôs.”

José Luís de Carvalho
Academia de Letras, Ciências e Artes; Instituto Histórico de Parnaíba;
Academia Parnaibana de Letras; presidente da Federação das Academias de
Letras e Cultura do Piauí; editor do jornal Correio do Norte.

Parnaíba

Jornalista e escritor

 - “O Jardim dos Poetas precisa é ser restaurado. Assim como o antigo Mercado de Frutas, que fica ao lado, que também precisa de restauração. Deviam era fazer ali um Centro de Artes, com muitas exposições.Existem outros lugares para construir o Shopping.”Antônio de 
Pádua Marques (Padinha) Academia Parnaibana de Letras

Parnaíba

Superintendente do IPHAN no Piauí
- “O IPHAN ainda não tem uma posição definida sobre a construção de um shopping no espaço do Jardim dos Poetas porque só agora recebeu comunicação oficial. A priori, o IPHAN não concorda com qualquer construção num espaço público. É uma questão de uso do espaço. Mas o caso do Jardim dos Poetas será analisado porque cada caso é um caso. Por enquanto é só o que posso declarar.”Claudiana dos Anjos (13 de dezembro, 2013) 
Superintendência Regional do IPHAN 
Teresina

3 comentários:

  1. Sou contra a construção de qualquer coisa que não seja para o incentivo a cultura. POr que não recuperar todo o trecho que vai desde o calçadão até a Praça dos Poetas e finalizando na Praça da Santa Casa (Pça Antonio Dumont) e criar o centro cultural para realização de atividades culturais, criando um corredor cultural para a população de Parnaíba. Proibindo a instalação de bancas e quem sabe fazendo parcerias com Sistema S (SESI, SESC, SEBRAE). Visado revitalizar o centro de Parnaíba para a população e os turistas.

    ResponderExcluir
  2. se o IPHAN,não arruma esses predio antigo,ja esta é passando da hora de demoli-los e qto a pça dos poetas,pra que é essa praça mesmo?,nunca vie um poeta meditando por la,a não ser a galera das drogas e os maginais que rodam o centro dessa cidade

    ResponderExcluir
  3. a unica praça que tinhamos era a praça da graça e foi demolida por completo,praça dos poeta pra que mesmo?façam essa praça perto da lagoa do portinho,para os poetas poderem se inspirar na area verde e linda de nossa cidade

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...