O Ministério Público está percorrendo todo o Piauí com uma grande caravana que conta com diversos conselheiros. A caravana tem objetivo de levar à comunidade a real serventia do Ministério Público, além de capacitar as pessoas responsáveis que atuam na fiscalização dos recursos públicos aplicados em educação, saúde, combate à corrupção, defesa da infância e da juventude, defesa da mulher, meio ambiente e muitos outros que fazem ou prestam serviços à população.
As palestras e os cursos são de fácil acesso às pessoas, porém, a ausência da sociedade é bastante sentida, não se sabe se por falta de informação, ou por falta de crença. Muitos universitários, em especial do curso de direito, autoridades políticas e a imprensa constituem o escasso público participante do evento.
As palestras são ministradas por Promotores de Justiça através de oratórias, slides e vídeos transmitindo aos participantes a real finalidade do Ministério Público na sociedade.
Os promotores explicaram que situações ligadas à acessibilidade, fraudes, corrupção, crime ambiental, crimes contra as crianças, adolescentes, mulheres e idosos, são atribuições do Ministério Público que tem o objetivo de defender o cidadão.
Na quarta-feira (20), durante o turno da tarde, foram realizados mini cursos no Colégio Liceu Parnaibano, na Avenida São Sebastião. Os temas foram referentes a importância de como se comportar e defender a responsabilidade social.
Estiveram presentes a cúpula responsável pela atual administração da cidade de Parnaíba, dentre eles o prefeito Florentino Veras, que frente ao seu fraco desempenho como gestor municipal, a praticamente um ano no cargo, pouco acrescentou, tentou justificar esta péssima administração à falta de recursos.
A tese do prefeito Florentino contraria o que diz o vereador Ronaldo Prado (PTdoB), companheiro de palanques e de governo. Segundo o vereador, Parnaíba é o único município do Piauí que tem dinheiro em caixa para gastar em ações municipais.
Prado diz isso querendo passar a ideia de que os recursos públicos em Parnaíba seriam poupados e bem gerenciados. Porém, para todos ficou a dúvida: quem mentiu? Agora convenhamos, vale ressaltar que nos últimos anos a arrecadação proveniente dos impostos tem crescido vertiginosamente. É muita ‘grana’ todos os meses nos cofres da Parnaíba.
Por ser um órgão tão serio e transparente, o Ministério Público precisa pesquisar o porquê da péssima gestão da PMP em relação a saúde, a educação, o transporte público, falta de abrigos para passageiros, o esporte, a cultura e a alarmante ausência de um matadouro público que desde 2008 o município já recebeu recursos do governo federal e até hoje não foi concluído.
É também da maior importância o Ministério Público exigir que a prefeitura cumpra a lei federal e publique na internet o Portal da Transparência, bem transparente, dando aos contribuintes parnaibanos a possibilidade de saber quantos servidores e quantos serviços prestados são pago com o dinheiro da população, além das outras despesas do município.
A publicação no Portal da Transparência tem que ser clara e de fácil acesso, o que não acontece em Parnaíba. O fato já foi denunciado em muitos blogs e portais de notícias, mas a PMP faz de conta que os gastos com o dinheiro público são apenas do interesse dela e não cumpre a legalidade de deixar às claras as contas públicas do município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.