Durante a sessão ordinária dessa sexta-feira (08/11) às 19h30min na Câmara Municipal de Parnaíba, funcionários da empresa JR, que é prestadora de serviços da Prefeitura Municipal, voltaram a procurar o Legislativo Parnaibano em busca de soluções da situação pela qual os mesmos estão passando, pois segundo eles não recebem salários há três meses e se quer recebem uma justificativa nem da gestão municipal muito menos da empresa prestadora de serviços.
Após os trabalhadores terem falado a problemática da situação, quando a empresa JR afirmava que não efetuou o pagamento, devido a Prefeitura não ter realizado o repasse, enquanto a gestão municipal dizia que já tinha efetuado o pagamento para a empresa, a Câmara Municipal de Parnaíba através de um requerimento proposto pelo Vereador Carlson Pessoa (PSB) solicitou uma explicação por parte da Secretaria Municipal de Fazenda.
Dessa forma, o Secretário Municipal de Fazenda de Parnaíba, Paulo Roberto Cardoso de Sousa enviou para o Legislativo Parnaibano um ofício afirmando que a Prefeitura de Parnaíba já quitou todas as faturas protocoladas pela referida empresa até a presente data, sendo que cabe agora a empresa JR realizar o repasse aos trabalhadores.
O vereador Carlson Pessoa disse que “o documento enviado pelo secretário poderia ter sido com mais clareza, tendo em vista que estamos lidando com dezenas de famílias. O certo era que a Secretaria tivesse nos enviado o extrato, como forma de comprovante que o pagamento foi realmente efetuado pela Prefeitura para a empresa JR”, ponderou. O parlamentar disse ainda que a Prefeitura é corresponsável pelos trabalhadores, pois os mesmos prestam serviços em instituições que são de administração do município.
Já o vereador Reinaldo Filho (PP) frisou em seu discurso, que “os funcionários da JR que possuem salários atrasados devem procurar o quanto antes um advogado de confiança para dar entrada na Justiça do Trabalho”, comentou. Ainda segundo o parlamentar essa situação de problemas trabalhistas é resolvida de forma mais rápida quando o trabalhador procura de forma simultânea os seus direitos.
Em um certo momento da discussão, uma funcionária da JR que se encontrava no Plenário da Câmara Municipal disse que só votou no prefeito Florentino Neto nas eleições de 2012 porquê tinha a promessa de seu emprego ser mantido, mas o que houve segundo ela foi totalmente o contrário, tendo em vista que após o pleito os funcionários, principalmente da JR, começaram foi a serem perseguidos e dispensados.
O vereador Bernardo Rocha (PSC), durante a discussão, apresentou um requerimento verbal, que por sua vez foi aprovado, para que a empresa JR esteja presente em uma sessão do Legislativo para poder realizar as devidas explicações. Todavia, uma outra funcionária da empresa que estava presente no plenário da Câmara, se manifestou dizendo que neste dia a Prefeitura Municipal de Parnaíba deveria enviar um representante para que o mesmo possa defender o que a gestão do município afirma.
Entretanto, até o vereador Cardoso que na sessão da sexta-feira passada (01/11) defendeu com “unhas e dentes” a gestão municipal, chegando até a afirmar que não haveria necessidade de apresentação de documentos que comprovasse o repasse da Prefeitura à JR pois só a palavra do secretário bastava, chegando até a dizer que o vereador Carlson Pessoa estava “politizando” a história, resolveu aderir a causa dos demais vereadores e disparou: “No meu entendimento, uma pessoa dessa responsável por uma empresa que atrasa três meses os salários dos funcionários, deveria ser era presa, ir para a cadeia”.
A sessão pela qual a empresa JR deverá enviar representante para prestar esclarecimentos, ainda não possui data divulgada, mas em breve a presidente da casa, a vereadora Neta Castelo Branco estará disponibilizando o mais rápido possível uma data na programação da Câmara Municipal de Parnaíba.
Por Gilson Brito e Kairo Amaral
Fotos: Kairo Amaral
Fotos: Kairo Amaral
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.