13 de nov. de 2013

SENAI-PI qualifica mulheres para o setor da construção civil

Um projeto do SENAI-PI está contribuindo para a qualificação de mão de obra feminina para a construção civil.  Na manhã desta terça-feira (12), dezoito alunas do curso de Pedreiro de Acabamento e Revestimento receberam certificados de conclusão em solenidade realizada na FIEPI, em Teresina.
O curso contou carga horária de 228 h e foi desenvolvido por meio de parceria entre o SENAI, o Sindicato dos Industriais da Construção Civil (Sinduscon/PI) e a Incorporadora e Construtora Garantia. Na cerimônia, a deputada estadual, Juliana Falcão Moraes Souza (PMDB), representou o presidente da FIEPI, Zé Filho.
Entre os presentes estiveram ainda Francisco Reinaldo Rebelo, diretor do Sinduscon/PI, José Francisco Rufino, da Construtora Garantia, Ewerton Negri, diretor regional do SENAI do Piauí, Mardônio Neiva superintendente do SESI do Piauí, Antonio Rodrigues da Silva, presidente do Sitricom, Sandra Ataíde, diretora de operações do SENAI-PI, Heline Melo, gerente do Centro de Formação Profissional “Antônio José de Moraes Souza", além de amigos e familiares das concludentes.
“É um trabalho que tem como objetivo a inserção da mulher no mercado de trabalho, junto à construção civil, já com devida formação profissional na área escolhida”, disse o diretor regional do SENAI do Piauí, Ewerton Negri Pinheiro. Segundo ele, esse programa é pioneiro no Piauí e deve ser levado para outros estados para a inserção da mulher nesse nicho de mercado. “Elas prezam pelo zelo no desempenho das atividades de acabamento, tudo é feito nos mínimos detalhes”, ressaltou o diretor.
Segundo o diretor de assuntos imobiliários do Sinduscon/PI, Reinaldo Rebelo, a necessidade de mão de obra de qualidade fez com que a entidade procurasse o SENAI. "Chegamos ao consenso de iniciarmos um programa de qualificação voltado para mulheres. Daí surgiu a parceria Sinduscon/SENAI. Com isso colocamos em prática a realização desses cursos e estamos atingindo nossos objetivos”, pontuou o dirigente.
O proprietário da Construtora Garantia, falou que seu empreendimento já conta com 15 mulheres que trabalham na parte de pintura e que todas vêm desempenhando a atividade com maestria. Agora estamos carentes de profissionais na área de acabamento e revestimento, por isso solicitamos ao SENAI a qualificação de mais mulheres e com certeza vão suprir as necessidades da empresa.
Para a aluna Maria dos Santos Costa, de 29 anos, a experiência foi maravilhosa. “Apesar de ser cabeleireira pretendo exercer as duas profissões, até porque na área da beleza a gente só ganha mais nos finais de semana”.
“Antes do curso eu era apenas estudante, mas agora sou pedreira e já estou trabalhando na empresa que fez o convênio com o SENAI”, disse satisfeita a concludente do curso, Flávia Gomes de Azevedo. Flávia mora em Demerval Lobão e se desloca 30 quilômetros todos os dias para trabalhar em Teresina. Ela conta que sai de casa 5h40min. e às 7 horas já está com a mão na massa. “Mas estou feliz”, revela.
A deputada Juliana Moraes Souza, iniciou sua fala agradecendo ao presidente da FIEPI, Zé Filho, por conceder a oportunidade de representá-lo naquela solenidade, lembrando que o mesmo tem procurado dar continuidade ao trabalho do ex-presidente Antônio José de Moraes Souza diante de ações tão importantes como aquela direcionada para a qualificação profissional da mulher.
“Vocês estão de parabéns. O SENAI, o Sinduscon e, principalmente, as concludentes! Quero também louvar essa grande atitude dos empresários aqui presentes. É uma atitude de grandeza porque ainda existem preconceitos contra as mulheres. Porém, todos sabem que mulheres são mais cuidadosas para as atividades de acabamento, arremate e pintura". Quem deseja ingressar nesse mercado pode procurar os cursos oferecidos pelo SENAI, concluiu a deputada Juliana.
Antonio Rodrigues da Silva, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário do Médio Parnaíba (Sitricom) disse que esteve recentemente no estado do Pará e lá encontrou mulheres trabalhando no canteiro de obras. Como faço parte do setor aqui no Piauí, vejo com bons olhos a iniciativa do SENAI. Um curso como este vai suprir a carência de trabalhador na parte de pintura e acabamento. “As mulheres são caprichosas naquilo que fazem e, por isso, desejo sucesso para todas”, afirmou Silva.


ASCOM/FIEPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...