O Instituto Federal do Piauí será pioneiro na utilização de drones para pesquisas de automação no Estado. O aparelho, muito comum entre aparatos militares e de vigilância, foi doado ao IFPI nesta segunda-feira, 25, pela empresa Ready TI.
Segundo o professor Francisco Marcelino, coordenador do laboratório que irá trabalhar com o drone, inicialmente serão realizados cursos preparatórios e interdisciplinares, já que a construção e utilização do aparelho reúne diferentes áreas, como eletrônica, computação e design. "Nossa intenção é criar novas formar de baixar os custos da tecnologia de ponta", explicou.
Marcelino destaca que já está em andamento um projeto de monitoramento de áreas de plantio através de drone ou avião, com uso de sensores em terra que indicarão as necessidades de cada área plantada.
Vinícios Rosal, da Ready TI, informa que a empresa sabe das dificuldades de sair do teórico para o prático e participar de eventos com projetos palpáveis. "Com essa doação queremos fomentar a pesquisa nas áreas da informática e da automação, aumentar o mercado através da formação de profissionais capacitados", finalizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.