Aluno João Paulo Rodrigues |
Boa noite, senhoras e senhores, imprensa e toda mídia, alunos e professores do Instituto Federal do Piauí, Senhores Vereadores, Senhora Vereadora e Senhora Presidente.
Meu nome é João Paulo Rodrigues da Silva, estudante do 4º do Curso de Desenvolvimento de Softwares, Presidente do Grêmio Estudantil Aurélio Buarque do Instituto Federal do Piauí - Campus Parnaíba.
O transporte público em Parnaíba é precário e irregular. Os alunos do Instituto Federal do Piauí estão sujeitos ao descaso da prefeitura há mais de 6 anos, onde o transporte é de péssima qualidade, havendo somente uma única linha que circula apenas quatro vezes por dia. Visto que a oferta de serviço é a mesma, um ônibus e uma van que foi inserida há pouco tempo. A demanda do Instituto Federal hoje ultrapassa o contingente de 1500 alunos e essa oferta não supre de forma regular a nossa real necessidade. Não se pode chamar de quebra galho algo que se dá como fixo e acaba deixando a desejar em aspectos de Segurança, Regularidade e Eficiência.
Sabendo que o transporte público é a principal via de acesso da comunidade a outros serviços do Estado como: educação, saúde, lazer e cultura, nós alunos do Instituto Federal do Piauí, enquanto desenvolvedores de senso crítico e aprendizes dos conceitos de cidadania, necessitamos de um transporte eficiente e de qualidade, que assegure o nosso direito de ir e vir e traga segurança aos nossos pais e responsáveis que confiam ao Estado a nossa segurança no deslocamento de casa até à escola. Por isso, nós alunos fomos às ruas mostrando a realidade do nosso transporte, que repercutiu por toda a mídia da cidade de Parnaíba que é ciente do caos e do agravante à segurança, e ao conforto, dos cidadãos que utilizam esse meio de transporte. O transporte deve garantir a nossa segurança, uma vez que a instituição se em uma BR, o que agrava os riscos do deslocamento. Os riscos dessa BR são causadores de diversos acidentes, alguns que até levaram a morte de um aluno e de um servidor do Campus.
Vale ressaltar, que inúmeras vezes o caso já foi tratado junto à Secretaria de Transportes e também junto à prefeitura da cidade de Parnaíba. Em solução a isso, nenhum dos problemas foi solucionado mantendo-se o descaso com os alunos da Instituição em situações inusitadas como, por exemplo:
• Em uma ocasião onde um dos pneus do ônibus, que fazia o transporte dos alunos ao IFPI, pegou fogo;
• Em outra situação os alunos foram abandonados a 1 km do Instituto Federal, por conta da irregularidade do transporte que não poderia passar pela Blitz da Polícia Rodoviária Federal;
• Em uma das ocasiões o ônibus realizava o percurso com uma pedra no pedal de embreagem;
• Em outra ocasião esse mesmo ônibus encontrava-se circulando sem freio, onde o motorista tinha que reduzir a marcha para então poder diminuir a velocidade. Um grau de risco a mais para os estudantes do Instituto Federal do Piauí.
• Um dos fatos mais recentes, que foi flagrado pelos nossos alunos, foi a exposição da mangueira, que abastecia o motor, exposta e literalmente de baixo de nossos pés seguida do tanque de gasolina que se encontrava no primeiro banco próxima à escadaria do dito ônibus. Agravando o risco de um incêndio com grandes chances de ocorrerem fatalidades.
Então Senhores Vereadores e Senhora Presidente, o que nós alunos queremos, e solicitamos de Vossa Senhoria, é a instalação de uma linha fixa para o transporte público ao IFPI, que seja de qualidade, segurança e eficiência para garantir o acesso ao Campus, assegurando o nosso direito à vida e à tranquilidade de nossas famílias.
Obrigado pela atenção!
João Paulo Rodrigues, Parnaíba - PI (14/10/2013).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.