16 de out. de 2013

OPINIÃO DO LEITOR - CONT O INSS É DE TODOS

Carlson Pessoa,

Achei muito interessante a postagem publicada no seu blog intitulada: O INSS É DE TODOS. Realmente essa afirmação está corretíssima pois o INSS é de todos, inclusive se assim o quiser, dos segurados de outros regimes de previdência que são os SERVIORES PUBLICOS. Quero comentar que é até louvável a intenção do Gerente atual da APS de Parnaíba, o problema é que tem certas ações que devem ser primeiramente planejadas, treinadas para que sejam postas em práticas. Como sabemos, não podemos mudar de forma imediata a cultura de um povo, de uma sociedade, principalmente se esse povo desconhece ou foi acostumado a certas situações. É sabedor que a Previdência Social, nos seus pouco mais de cento e vinte anos, traz ainda em si toda dificuldade inerente à realidade de cada região, mas como diz Armando de Oliveira, o objetivo da previdência é transformar o futuro e incerto em presente e certo. Devemos lembrar que a previdência social caracteriza-se pela participação direta do segurado-trabalhador no seu custeio, o que faz dele o mantedor dessa previdência, a qual podemos chamá-la de seguradora. Como cada profissional tem sua metodologia de trabalho, tem situações em que as mesmas precisam serem reformuladas, tendo em vista para quem ela será aplicada. O que questionamos aqui é saber se tais medidas adotadas por quem quer que seja foi pesquisada? Era a real necessidade do segurado? O INSS deveria antes ter feito uma pesquisa com o segurado. O problema existente nas APS do Brasil, é do conhecimento de toda população, o que pode ser feito para melhorar é tomar certas medidas isoladas, mas que essa medidas não penalize aqueles mais fracos. Não é concebível fazer acreditar que hoje a APS de Parnaíba funciona em pleno equilíbrio, pelo simples fato de no seu interior não ser visto o fluxo de segurados em busca de algum beneficio. Para que a agência se equilibre em todos os sentidos as mudanças devem serem feitas de forma quantitativa e qualitativa. Podemos enumerar o que poderia melhorar:

* Unificar a capacitação de todos os servidores, mediante os cargos que os mesmos ocupam;

* Promover curso de relações humanas entre os servidores;

* Fazer parcerias com Entidades Sociais como: Sindicatos, associações, estudantes, objetivando conhecer a Previdência Social;

* Disponibilizar no interior da APS as ferramentas para o uso da Agencia Eletrônica, através de um Servidor que tenha o papel de orientar o uso desse serviço.

Analiso de forma negativa as medidas tomadas pelo Gerente, as mesmas não teriam causados tanto impacto se tivesse havido uma prévia do fato ocorrido. O próprio gestor,  por não conhecer a realidade da cidade, deveria ter se utilizado dos meios de comunicação para se apresentar aos segurados e expor os seus objetivos, afinal de contas o INSS É DE TODOS.


ASS.: Maria de Lourdes Oliveira Souza – Contabilista/Economista

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