Achei muito interessante a
postagem publicada no seu blog intitulada:
O INSS É DE TODOS. Realmente essa afirmação está corretíssima pois o
INSS é de todos, inclusive se assim o quiser, dos segurados de outros regimes
de previdência que são os SERVIORES PUBLICOS. Quero comentar que é até louvável
a intenção do Gerente atual da APS de Parnaíba, o problema é que tem certas
ações que devem ser primeiramente planejadas, treinadas para que sejam postas
em práticas. Como sabemos, não podemos mudar de forma imediata a cultura de um
povo, de uma sociedade, principalmente se esse povo desconhece ou foi
acostumado a certas situações. É sabedor que a Previdência Social, nos seus
pouco mais de cento e vinte anos, traz ainda em si toda dificuldade inerente à
realidade de cada região, mas como diz Armando de Oliveira, o objetivo da
previdência é transformar o futuro e incerto em presente e certo. Devemos lembrar
que a previdência social caracteriza-se pela participação direta do segurado-trabalhador
no seu custeio, o que faz dele o mantedor dessa previdência, a qual podemos
chamá-la de seguradora. Como cada profissional tem sua metodologia de trabalho,
tem situações em que as mesmas precisam serem reformuladas, tendo em vista para
quem ela será aplicada. O que questionamos aqui é saber se tais medidas
adotadas por quem quer que seja foi pesquisada? Era a real necessidade do
segurado? O INSS deveria antes ter feito uma pesquisa com o segurado. O
problema existente nas APS do Brasil, é do conhecimento de toda população, o
que pode ser feito para melhorar é tomar certas medidas isoladas, mas que essa
medidas não penalize aqueles mais fracos. Não é concebível fazer acreditar que
hoje a APS de Parnaíba funciona em pleno equilíbrio, pelo simples fato de no
seu interior não ser visto o fluxo de segurados em busca de algum beneficio.
Para que a agência se equilibre em todos os sentidos as mudanças devem serem
feitas de forma quantitativa e qualitativa. Podemos enumerar o que poderia
melhorar:
*
Unificar a capacitação de todos os servidores, mediante os cargos que os mesmos
ocupam;
*
Promover curso de relações humanas entre os servidores;
*
Fazer parcerias com Entidades Sociais como: Sindicatos, associações,
estudantes, objetivando conhecer a Previdência Social;
*
Disponibilizar no interior da APS as ferramentas para o uso da Agencia
Eletrônica, através de um Servidor que tenha o papel de orientar o uso desse
serviço.
Analiso
de forma negativa as medidas tomadas pelo Gerente, as mesmas não teriam
causados tanto impacto se tivesse havido uma prévia do fato ocorrido. O próprio
gestor, por não conhecer a realidade da
cidade, deveria ter se utilizado dos meios de comunicação para se apresentar
aos segurados e expor os seus objetivos, afinal de contas o INSS É DE TODOS.
ASS.:
Maria de Lourdes Oliveira Souza – Contabilista/Economista
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