24 de out. de 2013

Câmara debate a acessibilidade para deficientes em audiência

A acessibilidade das pessoas com deficiência no município de Parnaíba foi discutida em uma audiência pública realizada na manhã desta quinta-feira (24) na Câmara de Vereadores. O motivo do debate se deve a ausência de meios de acessibilidade, principalmente, que possibilitem a livre locomoção destas pessoas e o acesso à educação. A audiência foi uma proposição do vereador Carlson Pessoa que se motivou devido às denúncias.
O presidente da APAE em Parnaíba, Temístocles Filho, destacou a necessidade da implementação no processo de educação, padrões de acessibilidade com cobrança do Ministério Público, atendimento adequado às pessoas deficientes, o discurso da educação como um todo e o tratamento de saúde.
A secretária de Educação, Rosany Correa, informou que em Parnaíba há mais de 20 milalunos da rede municipal em 97 escolas, das quais 12 possuem salas especiais que estão funcionando. Ainda está sendo trabalhada a efetivação de mais 13 salas especiais. A secretária informou que existem 157 crianças cadastradas que tem deficiência. Aurioneida Carvalho, diretora de Acessibilidade da SEDUC, informou que alguns pais se encabulam em dizer que o filho é deficiente no momento da matrícula.
O promotor de justiça Antenor Filgueiras, declarou em suas ações sempre reserva um espaço para a pessoa com deficiência e mostrou solícito em implementar uma ação civil pública para garantir mais avanço aos deficientes. O vereador Ricardo Veras alertou para que os parnaibanos se preocupem em também cumprir deveres em favor dos deficientes e não só questionar por direitos.
Representando a Secretaria de Transporte e Trânsito, Alisson Carvalho, levantou que a secretaria está buscando adaptar o transporte coletivo, bem como a disponibilidade de vagas para estacionamento e registro para garantia deste direito. Segundo o Themístocles Filho, em Parnaíba existem 34 mil pessoas com deficiência, entre elas sete mil cadeirantes e oito mil com deficiência temporária. Ele enfatizou que Parnaíba e região está longe de atender os níveis de acessiblidade na infraestrutura, transporte, educação, comunicação e atitudinal. Portando, mais ênfase nas políticas públicas.
Daniel Santos para o Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...