23 de set. de 2013

Transporte Público em Parnaíba continua sem solução


                                          Terminal de Vans sob oitizeiro

Depois de declarar na imprensa que dia 20 de agosto último tomaria uma decisão “doesse a quem doesse”, com relação a transporte público em Parnaíba, o Prefeito Florentino Neto resolveu ganhar tempo e solicitou a realização de audiências públicas, promovidas dias 11 e 12, com a finalidade de elaborar novo modelo de gestão para o setor. Dentre os convidados a participar estavam taxistas, mototaxistas,  Cooperativa de Transporte Alternativo, lideranças comunitárias, associações, sindicatos, dentre outros.
Os participantes das audiências receberam das mãos do secretário de transportes, Heleno Maia, uma lista com alternativas para que fossem sugeridas pelos presentes como solução imediata. Dentre as sugestões estava manter tudo como está, dando prosseguimento a uma Ação Judicial que está no Tribunal de Justiça, relativa a uma licitação que permitia selecionar ônibus como permissionários para operar no serviço básico de transportes, em substituição às Vans existentes, ou a de  outro modelo que sugere mais linhas de circulação, além da implementação de um terminal no centro da cidade, requalificação dos abrigos e embarque e desembarque, ampliação da frota de vans e micro-ônibus e implementação de sistema eletrônico de controle de rota. Outras sugestões foram colhidas para serem incorporadas ao relatório final, que irá balizar a decisão do prefeito.
Surgidos na gestão do ex-prefeito Moraes Sousa Filho(Zé Filho), há mais ou menos 15 anos, os transportes alternativos – vans e mototaxistas, pela precariedade dos serviços, têm causados vários transtornos aos parnaibanos, que viram afastados de vez os ônibus que faziam as linhas urbanas e o setor foi quase abandonado pelo Poder Público.
Apesar do crescimento da cidade, com o surgimento de novos conjuntos habitacionais, as Vans existentes não conseguem atender à demanda, sem se falar que, sequer, novos abrigos para passageiros foram construídos neste período Sem se falar que o Conselho Municipal de Transportes foi praticamente desativado e os serviços de mototáxis continuam irregulares, não obstante os vereadores já terem elaborados várias leis, vetadas pelo ex-prefeito José Hamilton, para a regulamentação dos serviços.
Espera-se que com as audiências públicas surjam os resultados que a população espera e o prefeito possa implementar serviços de melhor qualidade.

Fonte: Blog do Bsilva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...