17 de set. de 2013

Pesquisa revela o perfil do turista que visita a cidade de Parnaíba


Aeroporto de Parnaíba. Imagem: Edilson Morais Brito
Nos últimos anos a cidade de Parnaíba tem apresentado um fluxo crescente de turistas, principalmente nos meses de férias escolares, além de investimentos governamentais com o propósito de desenvolver o turismo como atividade econômica. Mas segundo um estudo exclusivo divulgado em 2012, revela que não houveram mudanças significativas no perfil dos turistas que visitou Parnaíba ao longo de nove anos, o que pode significar que o turismo continua estável na cidade.

A pesquisadora Myckelly Agnys da Universidade Federal do Piauí, orientada pela Professora MSc. Anette Santiago. Elaborou uma pesquisa para investigar o perfil do turista que visita a Parnaíba tendo como base os anos de 2002 a 2011. O estudo utilizou dados dos relatórios das pesquisas de demanda turística da Fundação Centro de Pesquisas Sociais e Econômicas do Piauí – CEPRO, e o relatório do Projeto Fala Delta da UFPI durante o ano de 2011.

A comparação dos dados revelou que a maioria dos turistas são brasileiros da região nordeste, com índices acima de 79% em todo o período analisando, seguida da região centro-oeste. Em relação aos estrangeiros, em 2011 obtiveram uma margem significativa de 4,5% contra 95,5% de brasileiros.

Quanto à hospedagem os turistas em sua maioria, não se utilizam dos meios de hospedagem disponibilizados pelo trade turístico da cidade. No ano de 2009 houve um aumento na procura pela rede hoteleira, apresentando um percentual de 31,3%. Já o tempo de permanência na cidade, um dos relatórios identificou que o maior percentual está no espaço de tempo de 1 a 5 dias. O estudo também revela os principais gastos dos turistas durante sua permanência na viagem, sendo: alimentação com 72,7%, passeios com 35% e transporte com 34%

Dentre os meios de transporte mais utilizados, o ônibus se destaca. Apenas no ano de 2004 os automóveis atingiram o índice de 51,1% em relação a 48,7% de turistas que viajaram de ônibus e 0,2% que utilizaram o avião como meio de transporte, porém destaca-se uma evolução no uso de aviões na realização das viagens.

O conhecimento prévio da cidade e a indicação de parentes e amigos foram determinantes para a viagem.  A análise da pesquisadora revelou que a maior motivação para a viagem, foi o atrativo sol e praia, que apresentou maior índice com35,2%, seguido de parentes e amigos com 33,1%. Os atrativos naturais também foram os que mais motivaram a realização da viagem. 

A análise apontou ainda uma possível satisfação do turista com a cidade, uma vez que uma porcentagem superior a 10% dos entrevistados estavam em sua primeira visita. Quanto à taxa de retorno do turista à Parnaíba, apresenta dados positivos, revelando que 92% dos turistas demonstram interesse em retornar.

Embora ao resultados obtidos na pesquisa tenha revelado que o perfil do turista em todos os anos analisados manteve-se assente, as mudanças são mínimas,  um ponto relevante é que os visitantes demonstram satisfeitos com a localidade.
Segundo Myckelly Agnys, “As pesquisas de demandas realizadas com os turistas definem os costumes/estilos das pessoas que visitam a cidade e são capazes de detectar suas preferências e impressões do destino. Estas informações obtidas a partir das pesquisas são importantes para o planejamento da atividade turística.” Afirma.

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