Vice governador Zé Filho - PMDB |
O vice-governador Zé Filho se prepara para chegar a abril do próximo ano azeitado, diante da possibilidade de vir a assumir o Governo do Estado e ser candidato à sucessão do governador Wilson Martins. Nas últimas semanas, ele colou no governador e abriu entendimento com vários partidos, com o objetivo de viabilizar seu nome para uma eventual disputa.
Dando prosseguimento a essas conversações, hoje à noite, o vice-governador Zé Filho recebe em jantar, em sua residência, deputados e lideranças do PMDB. A princípio, houve resistências dentro do partido ao nome do vice para a sucessão de Wilson Martins, mas o PMDB, pelas vozes de suas principais lideranças, já hipotecou apoio ao vice.
No jantar de hoje, entre um gole e outro, os peemedebistas ouvirão de Zé Filho que, caso o governador se afaste para concorrer ao Senado, ele assume o governo com o compromisso de mobilizar o partido e outras siglas para eleição de 2014. É tudo o que os correligionários querem ouvir, sobretudo os parlamentares. Todos querem, antes de tudo, garantias para sua reeleição.
Zé Filho vem demonstrando traquejo e força política nos entendimentos preliminares, ao conseguir abrir canais com as mais diversas correntes partidárias. O acerto mais importante ele já fez, com o governador Wilson Martins, ao assegurar apoio para a sua campanha ao Senado. O segundo passo mais importante foi conseguir o apoio de seu partido, uma sigla que tem lastro político e eleitoral no Piauí.
O comunicado Zé Filho ao PMDB de que será candidato ao Governo, na hipótese de renúncia de Wilson Martins, daqui a sete meses, acontece dois meses depois de o governador reunir seus partidários, em sua casa, para anunciar que será candidato ao Senado Federal. Foi a partir daí que Wilson abriu espaço para o vice no governo. Até então, Zé Filho estava engessado.
Enquanto o vice-governador se articula com o seu partido, para afinar a banda, e o senador Wellington Dias costura uma nova aliança com o PTB e o PP, o ex-prefeito Sílvio Mendes, provável concorrente deles, está numa pescaria nos rios do Mato Grosso.
Edição: Allisson Paixão
Repórter: Zózimo Tavares
Fonte: (Diário do Povo)
Publicado Por: Zózimo Tavares
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.