O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI (Campus Parnaíba) vem ofertar o curso Técnico subsequente em Análise Química (Carga Horária 1200 hs) através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O referido curso é destinado a pessoas que já concluíram o ensino médio e ocorrerá no turno da noite, para concorrer as vagas o candidato deverá ter feito o exame nacional do ensino médio - ENEM.
Ingresso: o candidato deverá se inscrever no link: http://sisutec.mec.gov. br/.
Vagas: 30
Nestes termos, solicitamos a divulgação.
Segundo a engenheira do DNOCS, “os problemas dos perímetros no Brasil acontecem porque esqueceram o homem. Tecnologia pega e adapta. Mas a ótica é a de preparação do homem para receber a tecnologia”. No Brasil, o perímetro irrigado São Gonçalo, do DNOCS, na Paraíba, é um dos que se destacam no país por índice de produtividade e resultados com melhor gestão, apesar da escassez de água, graças à presença permanente de um núcleo de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB) dentro do projeto de irrigação.
ResponderExcluirhttp://www.dnocs.gov.br/php/comunicacao/tempo_real.php
As Universidades no Brasil trabalham soltas. “Era para ter centros tecnológicos nos perímetros para treinar a mão de obra que é mais barata do que botar agrônomo nos projetos de irrigação”, afirma Robeísia Holanda. A agrônoma aponta a necessidade de investimento do governo brasileiro em gestão e extensão, numa visão de que o Brasil é um país agrícola.
ResponderExcluir“O papel do agrônomo é essencial na extensão rural”, argumenta a agrônoma. Segundo ela, os perímetros irrigados são laboratórios diretos na pratica da agricultura. Por isso – propõe – “deveria haver programas do governo para aproveitá-los melhor”. Os Institutos Federais, juntamente com as Universidades, poderiam treinar melhor na prática os futuros agrônomos e os técnicos agrícolas - sugere.