Acabou a Série D 2013 para o futebol piauiense. O que não pode acabar é a segunda vaga na Copa do Brasil 2014.
Você leu aqui no Cidadeverde.com em maio que nós fizemos as contas sobre o ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A disputa entre Piauí e Espírito Santo pela 22ª posição estava acirrada. A partir dessa posição, o Estado tem duas vagas na Copa do Brasil. Do 23º em diante, só uma.
Até o início do ano, o Piauí era o 22º com 2.468. O Espírito Santo vinha logo atrás, com 2.433, apenas 35 pontos a menos.
Após a fase normal da Copa do Brasil, o Piauí passou a ficar 10 pontos atrás do Espírito Santo: 1.770 contra 1.760. Os pontos antigos começaram a perder valor.
O Parnahyba está fora da Série D do Brasileirão. O Aracruz, único representante capixaba, também. E nós voltamos a fazer as contas.
Com as campanhas de cada time em seus grupos, o Parnahyba deve terminar a Série D em 20º. Já o Aracruz ficará com o 34º lugar.
Agora, o placar normal do ranking da CBF, com pontos da Série D e Copa do Brasil é:
Piauí 2.030Espírito Santo 2.025
Isso mesmo, torcedor. Por cinco pontos, devemos seguir com a segunda vaga na Copa do Brasil.
Mas há um porém. E um porém muito grave.
A pré-Copa surgiu porque o Espírito Santo já contava com duas vagas no torneio nacional, mas perdeu uma vaga para o Acre após a mudança de critérios do ranking.
O ofício diz que:
Ou seja, Acre e Espírito Santo tiveram um "torneio extra", que outros estados não puderam disputar, e somaram pontos no ranking a mais por isso.
Sendo assim, a Desportiva (ES), que venceu o representante do Acre, garantiu mais 25 pontos, que devem ser multiplicados por 5. Total de 125 pontos a mais para o Espírito Santo, que perdia apenas de cinco para o Piauí.
Então, o placar que está valendo, com a atribuição injusta de pontos, é:
Piauí 2.030Espírito Santo 2.150
Se esse cenário prevalecer, não teremos segundo representante na Copa do Brasil 2014. Será só o Parnahyba, campeão estadual. E a Copa Piauí pode não valer de nada.
Ainda em maio, todos os números foram repassados pelo Cidadeverde.com para a Federação de Futebol do Piauí (FFP), a pedido do próprio presidente, Cesarino Oliveira. Que as providências sejam tomadas.
Fábio Lima
fabiolima@cidadeverde.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.