Vários representantes de Centros Acadêmicos(C.A) se reuniram com o diretor do campus da Universidade Federal do Piauí, em Parnaíba, Alex Marinho, para tratar das reivindicações de melhorias para a instituição no litoral e decidir sobre a viagem que farão à capital, Teresina, para falar com o Reitor Arimatéia Dantas Lopes. Na ocasião, os universitários entregarão ao Reitor Arimatéia Dantas Lopes as principais demandas do campus parnaibano.
A História da então "UFERSA" começa com a "ESAM" criada pela Prefeitura Municipal de Mossoró, através do Decreto número 03/67 de 18 de abril de 1967 e inaugurada a 22 de dezembro do mesmo ano. Teve, na sua fase de implantação, como entidade mantenedora, o Instituto Nacional de Desenvolvimento Agrário (INDA). Foi incorporada à Rede Federal de Ensino Superior, como Autarquia em Regime Especial em 1969, dois anos após sua criação, através do Decreto-lei número 1036, de 21 de outubro de 1969. A ESAM possuia quatro cursos de graduação (Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia e Engenharia Agrícola). O Curso de Agronomia foi autorizado a funcionar pelo Egrégio Conselho Estadual de Educação, com o primeiro vestibular sendo realizado em 1968. O reconhecimento viria em 28 de janeiro de 1972. O curso de Medicina veterinária foi aprovado pelo Ministério da Educação (MEC) em 26 de dezembro de 1994, através de despacho Ministerial publicado no D.O.U. de 28/12/1994, com ingresso da primeira turma em agosto de 1995, e reconhecido através de portaria ministerial nº 376, de 05 de março de 2001. Passa a ser Universidade pela a lei nº 11.155, de 29 de julho de 2005 publicada no diário oficial da união no dia 01 de agosto de 2005, na seção 1, nº 146.
ResponderExcluirhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Ufersa
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano foi criado, de acordo com o Projeto de Lei 3775/2008, mediante transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Petrolina. Sua Reitoria será instalada em Petrolina. É formado pelos campus: Petrolina, Petrolina Zona Rural, Ouricuri, Floresta e Salgueiro
ResponderExcluirhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Instituto_Federal_do_Sert%C3%A3o_Pernambucano
A Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, criada pela Lei nº 10.473 de 27 de junho de 2002, é uma instituição de ensino superior vinculada ao Ministério da Educação (Brasil), de natureza fundacional, com sede na Cidade de Petrolina, Estado de Pernambuco, que tem como objetivo ministrar ensino superior, desenvolver pesquisas nas diversas áreas do conhecimento e promover a extensão universitária, caracterizando sua inserção regional mediante atuação multicampi no Pólo Petrolina-PE e Juazeiro-BA, nos termos da Lei Complementar nº 113, de 19 de setembro de 2001 e do seu estatuto e normas de funcionamento.
ResponderExcluirhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Universidade_Federal_do_Vale_do_S%C3%A3o_Francisco
A Universidade Federal do Cariri1 2 (UFCA) é uma instituição de ensino superior pública criada em 2011, e sediada na cidade de Juazeiro do Norte, Ceará. 3
ResponderExcluirhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Universidade_Federal_do_Cariri
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) é uma instituição brasileira de ensino superior, pública e federal, criada pela Lei nº. 10.419 de 9 de abril de 2002. Sua sede localiza-se na cidade de Campina Grande no estado da Paraíba. Além da sede a universidade estende-se por mais seis campi localizados nas cidades de Pombal, Patos, Sousa, Cajazeiras, Cuité e Sumé.
ResponderExcluirhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Universidade_federal_de_campina_grande
A Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB1 ) é uma instituição de ensino superior pública, sediada na cidade de Barreiras, Bahia.2
ResponderExcluirA UFOB é resultado do desmembramento do campus de Barreiras da Universidade Federal da Bahia. Foi anunciada em agosto de 20113 e finalmente sancionada pela lei nº 12.825 de 5 de junho de 20131 .
http://pt.wikipedia.org/wiki/Universidade_Federal_do_Oeste_da_Bahia
A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFESBA1 ou UFSBA2 3 ) é uma instituição de ensino superior pública criada pela lei nº 12.818 de 5 de junho de 20131 a ser implantada, mas que teve seu anúncio formalizado pelo Governo Federal em agosto de 2011.4 Sua reitoria (sede) será instalada na cidade de Itabuna, com mais dois campi em Teixeira de Freitas e Porto Seguro.5
ResponderExcluirhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Universidade_Federal_do_Sul_da_Bahia
PROJETO DE LEI Nº , DE 2003
ResponderExcluir(Do Sr. ÁTILA LIRA)
Autoriza o Poder Executivo a instituir a
Universidade Federal de Parnaíba Estado do
Piauí e dá outra providências.
O Congresso Nacional decreta:
Art. 1º Fica o Poder Executivo autorizado a instituir a
Universidade Federal de Parnaíba, com sede na cidade de Parnaíba, Estado do
Piauí, vinculada ao Ministério da Educação.
Art. 2º A Universidade Federal de Parnaíba reger-se-á por
estatuto aprovado pela autoridade competente, adquirindo personalidade jurídica
própria mediante a inscrição do seu ato constitutivo no Registro Civil das Pessoas
Jurídicas.
Art. 3º A Universidade Federal de Parnaíba, destina-se a ministrar
o ensino de graduação e pós-graduação, desenvolver a pesquisa em distintas áreas
do conhecimento, promover a extensão universitária, e manutenção de cursos em
diferentes ramos do saber, notadamente em Biologia, Enfermagem,
Engenharia de Alimentos, Engenharia da Computação, Farmácia, Fisioterapia,
Geografia, Gestão Ambiental, História, Medicina, Odontologia, Turismo, além de
outros voltados para o melhor aproveitamento das potencialidades da região.
http://www.camara.gov.br/sileg/integras/186878.pdf
Uploaded on Jun 29, 2011
ResponderExcluirProdutores colhem frutos do conhecimento semeado pela Universidade Federal Rural do Semiárido.
http://www.youtube.com/watch?v=CGNSRGNSE6A
Bom dia RN(21/08/12) - Produção de Frutas do Rio Grande do Norte
http://www.youtube.com/watch?v=m-bIlk4VUUg
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPublished on Aug 22, 2012
ResponderExcluirMatéria da série Rotas do Desenvolvimento, exibida no Bom Dia RN da Intertv Cabugi, traz como destaque a produção de frutas tropicais do Rio Grande do Norte.
http://www.youtube.com/watch?v=6Ax88eFvzSc
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir