O Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi) divulgou nesta terça (02) o resultado da Operação Festas Juninas, realizada de 03 a 28/06 em Teresina e no interior do Estado.
Imagem ilustrativa |
O órgão coletou e periciou 45 produtos típicos como: fogos de artifício, traques, bombinhas, flocos de milho e de arroz, coco ralado, leite condensado, creme de leite, doces, paçoquinhas, canjicas, farofas, farinhas, milhos, pipoca, fubá, entre outros. Destes, quatro marcas de produtos alimentícios foram reprovadas e autuadas, totalizando 9% de reprovação.
“Os fabricantes estão mais atentos e criteriosos, pois 91 % do que foi fiscalizado foi aprovado. Quem ganha certamente é o consumidor.
Isto denota o resultado positivo da intensificação da fiscalização do Imepi, onde a tendência das empresas é de buscar adequação às normas exigidas pelo Inmetro”, afirmou Messias Júnior, diretor geral do Imepi.
Os produtos alimentícios são verificados no peso líquido. Já os itens como fogos, traques, estalos foram verificados em número de unidades, por exemplo: numa caixa de traques que indica 50 unidades, o fiscal irá contar um a um para verificar se de fato tem a quantidade indicada na embalagem pelo fabricante.
Os produtos tipo fogos, traques, bombinhas, não serão doados, pois são itens que requerem segurança, e estes foram devolvidos mediante documentação aos pontos de venda, até porque tiveram seus resultados aprovados durante a perícia quantitativa. Porém, os produtos alimentícios serão doados a entidades beneficentes devidamente cadastradas no Imepi, conforme determinação do Inmetro. “A perícia é realizada dentro de rígidos padrões de higiene e portanto, os alimentos doados não oferecem nenhum risco à saúde e à segurança”, afirmou Mayra Suely, metrologista responsável pelo setor de Pré-medidos.
Fonte: Ascom
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.