8 de jul. de 2013

Governo cria companhia para administrar ZPEs

Wilson Martins assina decreto autorizando criação da Porto-PI; O governador Wilson Martins assinou decreto autorizando a criação da Companhia de Terminais Alfandegados do Piauí (Porto-PI), que ficará responsável pela administração das Zonas de Processamento de Importação e Exportações no Estado do Piauí.

Escritório sede da ZPE de Parnaíba 
O capital inicial da empresa será de R$ 2,5 milhões e a participação do estado não poderá ser inferior a 60% do valor. Essas ações não poderão ser transferidas ou vendidas sem autorização da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

A companhia terá sede e foro em Teresina, podendo criar filiais, agências ou escritórios tanto no Piauí como em qualquer parte do território nacional, desde que aprovado pela assembleia geral de acionistas. A Porto-PI será subordinada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet).

A estrutura administrativa será composta por um conselho de administração, conselho fiscal e uma diretoria administrativa. A sociedade será administrada por um conselho de administração, composto de seis membros, eleitos pela assembleia geral para um mandato de dois anos, permitida a recondução.

Edificação do Portal de entrada da ZPE de Parnaíba
Parnaíba - O governo já concluiu a construção da primeira etapa da Zona de Processamento de Exportações de Parnaíba, que deverá funcionar ainda este ano. A ZPE de Parnaíba deverá ser a primeira a entrar em operação no Brasil.


A ZPE está sendo implantada 2 quilômetros da BR 343, a menos de 5 quilômetros do centro urbano de Parnaíba, a9 quilômetros do projeto de irrigação Tabuleiros Litorâneos, a 2,5 quilômetros do rio Parnaíba, a 3,45 quilômetros do rio Igaraçu, a 8 quilômetros do aeroporto de Parnaíba e a 25 quilômetros do porto de Luís Correia.

Opinião do Jornal da Parnaíba

No estado do Ceará foi publicado no dia 18 de maio no Diário Oficial da União (DOU) o Ato Declaratório Executivo (ADE), que declara, por tempo indeterminado, o alfandegamento da Zona de Processamento de Exportação de Pecém, no Município de São Gonçalo do Amarante, no Estado do Ceará. O ato foi assinado pelo superintendente regional da 3ª região fiscal da Receita Federal do Brasil, Moacyr Mondardo Júnior.  Com o alfandegamento, a ZPE do Pecém passa a ser a primeira com empresas instaladas, a segunda a estar alfandegada e maior do País em área ocupada.

Trocando em miúdos o que ocorre é que o alfandegamento da ZPE do Pecém (CE) foi criado com foro e sede no município de São Gonçalo do Amarante onde fica as instalações da ZPE. Já no estado do Piauí a Companhia de Terminais Alfandegados do Piauí (Porto-PI) terá sede e foro em Teresina, a 330 km de distância da ZPE que está sendo implantada em Parnaíba.

Está em Parnaíba, para lançamento de um livro de sua autoria e comemoração de seus 82 anos de vida, um dos mais renomados economistas do Brasil, o Parnaíbano João Paulo dos Reis Velloso.  Seria interessante um pronunciamento do ex-ministro e profundo conhecedor do Piauí e em especial Parnaíba. (Por José Wilson/Jornal da Parnaíba)

Da redação do Jornal da Parnaíba | Por Francisco Leal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...