Posto de Saúde de Parnaíba fechado |
Como trabalhar num lugar como esse? Com certeza alguém trabalha... Não pelo dinheiro, mas por amor a profissão. Falta tudo, estrutura, condições de trabalho... Que vergonha!!! Normalmente nestes postos de saúde não tem o básico, quando tem o médico não tem uma comprimido para receitar para dor de cabeça, febre ou verme. Vergonha né? Então pra que trazer médicos de outros países se não tem o que fazer aqui? Primeiro temos que fazer um estudo de tudo que estamos oferecendo aos nossos profissionais da saúde e reestruturar, antes de gastar desentenebrecente com médicos de outros países.
Os médicos precisam se unir e mostrar que precisam é de infraestrutura nos postos, nos hospitais para poder praticar uma medicina de qualidade. O médico é uma classe forte e que merecem respeito por tudo que estudaram, por todo o bem que fazem todos os dias aos pacientes, mesmo em condições adversas!
Prédio do PSF sem identificação e sem funcionamento em Parnaíba |
E os PSF de Parnaíba funcionam?
Equipe multiprofissional:Normalmente num posto de saúde deveria ter um quadro de sete pessoas. Precisamos lembrar que a população está nas ruas protestando por diversas melhorias e dentre elas a saúde pública está na primeira fila de pautas dos paraibanos. Nossos postos de saúde estão funcionando com uma equipe completa como exige o Ministério da Saúde?. Dinheiro para manutenção não falta, não podemos nos queixar disso.
O caso mais recente é este: O médico que atende no Posto de Saúde da Família (PSF) do CAIC (Centro de Aprendizagem e Integração de Cursos) entrará de férias do dia 01 a 15/07 como informa uma folha na porta do posto e moradores pedem que a prefeitura mande um médico substituto a comunidade. O nome disto é descasa o falta de planejamento?
Para você que procura um PSF, saiba que deverá encontrar ali um equipe completa de profissionais prontos para lhe dar assistência e se necessário lhe encaminhar para um hospital que tenha um médico assessorado por uma equipe com a especialidade que sua enfermidade requer.
Para você que procura um PSF, saiba que deverá encontrar ali um equipe completa de profissionais prontos para lhe dar assistência e se necessário lhe encaminhar para um hospital que tenha um médico assessorado por uma equipe com a especialidade que sua enfermidade requer.
Cada equipe do PSF é composta, no mínimo, por um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e de quatro a seis agentes comunitários de saúde (ACS). Outros profissionais - a exemplo de dentistas, assistentes sociais e psicólogos - poderão ser incorporados às equipes ou formar equipes de apoio, de acordo com as necessidades e possibilidades locais. A Unidade de Saúde da Família pode atuar com uma ou mais equipes, dependendo da concentração de famílias no território sob sua responsabilidade. Será que falta médico no Brasil?
Entretanto o que se houve falar e já por diversas vezes constatadas é que os postos ou estão fechados ou não tem uma equipe pronta para atender a demanda de pacientes que acorrem a estes PSF. Falta médico, odontólogo, enfermeiro, atente comunitário, etc. na maioria das vezes o atendimento é uma placa: Estamos fechados!
Da redação do Jornal da Parnaíba | Tacyane Machado/Costa Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.