Uma das reivindicação no protesto dos estudantes da UFPI realizado na tarde da segunda feira (18) era contra a péssima qualidade do transporte público de Parnaíba. Realmente, a insatisfação da população é muito grande, pois o modelo é falho, a frota de coletivos urbanos é constituída por vans e micro ônibus, que comportam no máximo 18 passageiros sentados e já tem mais de 10 anos operando. Os carros são velhos, pequenos e sem conforto, consequentemente não podem atender à demanda da população parnaibana.
Segundo o secretario de transporte e trânsito de Parnaíba, Heleno Maia o transporte tem dificuldades em função do modelo atual. Diz que não foi possível fazer licitação por força de uma liminar impetrada pela cooperativa de transportes local.
“Enquanto não for resolvido, estamos fazendo algumas adequações nas linhas e a cooperativa está tentando o financiamento para a compra de sete ônibus que irão operar nos corredores da cidade, até que seja feita a licitação e seja implantado um modelo mais adequado para o município”, é o que relata Maia.
Essa história não convence, liminares não são decisões eternas. Está claro que a prefeitura parece mesmo é estar ‘gostando’ da situação. Com um corpo jurídico composto por cerca de 50 advogados, como em 19 meses a PMP ainda não conseguiu o julgamento do mérito dessa questão? Por falta de advogados não é. Falta então o que, desejo de mudanças ou competência? Ou quem sabe, o que esta faltando mesmo eram esses protestos para pressionar a ‘pacata thurma’ que habita o poder em Parnaíba?
O secretario deveria esclarecer à população o porquê da prefeitura nada fazer para derrubar essa liminar. Falta de interesse da municipalidade? Dizer que 07 ônibus vão ser comprados é tentar tapar o sol com a peneira. Sabe-se que o problema é seríssimo e não vai ser resolvido com apenas 07 ônibus, já que a cidade tem cerca 150 mil habitantes.
O povo nas manifestações está deixando claro que paciência tem limites. A reivindicação é que todas as linhas sejam de ônibus mesmo, com trajetos definidos e horários estabelecidos e respeitados. Hoje, são 45 vans operando no sistema. No horário de pico grande parte dos passageiros ficam nas paradas ao relento, esperando o próximo carro, pois as pequenas Vans já passam lotadas, muitas até com as portas sem fechar.
Como é mesmo que 07 ônibus vão substituir 45 Vans? Está cada vez mais caótica a situação do transporte público coletivo em Parnaíba. Pode-se ler isso claramente nas manifestações: trabalhadores chegam atrasados, estudantes perdem as primeiras aulas, doentes perdem consultas. Aonde quer que que se vá, se depender do transporte público coletivo em Parnaíba, chega-se atrasado ao destino.
Parnaíba só conta com uma linha de transporte convencional que é Parnaíba/ Pedra do Sal operado pela empresa Marcelino. A PMP com o descaso e o protecionismo está obrigando os parnaibanos a conviver diariamente com o desrespeito aos direitos que lhes são assegurados pela Constituição Federal.
Nem tudo está perdido. Os brasileiros estão em todo país com civismo mostrando que querem mudanças, querem governos sérios, sem negociatas, querem segurança, saúde, educação e respeito. A esperança está de volta. O GIGANTE ESTÁ DESPERTANDO.Fonte: Portal do Delta
Parnaiba tem quase 3 vezes a populacao de PICOS.
ResponderExcluirASPECTO DOS ÔNIBUS COLETIVOS EM PICOS, com ar, som e TV, os mais novos (pretos) tem inclusive elevador pra deficientes físico. As vans são utilizadas apenas pra os municípios da microregião.
TODOS OS ÔNIBUS SÃO NOVOS OU SEMI NOVOS