14 de jun. de 2013

Fiepi e Governo do Estado desenvolvem ações voltadas a dependentes químicos

A Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), por meio do Núcleo de Projetos e Parcerias Institucionais promoveu, na manhã desta quarta-feira (12), uma reunião com a participação da gerente Estadual de Atenção a Saúde Mental da Secretaria de Saúde do Estado, Leda Trindade, diretores e assessores do SESI, do SENAI e do IEL.
Na pauta, a celebração de parceria para desenvolvimento de projetos voltados aos trabalhadores que passam por problemas psicológicos causados pela dependência de drogas, álcool e outras substâncias químicas.
FIEPI e Governo do Estado desenvolvem ações voltadas a dependentes químicos(Imagem:Ascom/Fiepi)
De acordo com a gerente do Núcleo de Projetos da FIEPI, Jeannette Souza, o objetivo é sensibilizar toda a classe empresarial, propagando práticas adequadas para a prevenção e tratamento da dependência química, alertando atenção para o problema. A gerente informou ainda que se trata de um projeto piloto que será iniciado em Teresina e conforme estiver obtendo resultados será estendido para outras cidades do Estado.

“Como a Secretaria Estadual de Saúde desenvolve projetos de prevenção, reinserção e reabilitação relacionados com a causa, nós, por meio das entidades que compõem o Sistema FIEFI: SESI, SENAI e IEL podemos ter ações mais integradas e efetivas em relação ao tema”, disse Jeannette Souza, acrescentando que a sociedade clama por uma resposta mais efetiva por parte de todos os segmentos.

Leda Trindade disse que a iniciativa da FIEPI é bastante salutar e pode estabelecer em seus núcleos instalados no interior do Piauí práticas de prevenção e tratamento de dependentes de álcool, tabaco e outras drogas, através da capacitação profissional. “Esperamos que iniciativas como estas surjam em outros setores a partir desse exemplo”, afirmou Leda Trindade.

Segundo estudos e experiências semelhantes, o investimento nesses projetos resulta em um retorno financeiro alto, uma vez que, além do aumento de produtividade, ajudará indiretamente a proporcionar melhoria na saúde pública, redução de casos de violência ligados ao uso de entorpecentes e prevenção do uso de drogas.

Por meio de um olhar especializado, serão identificadas características do trabalhador que podem indicar que algo errado esteja acontecendo, tais como atrasos, faltas, queda na produtividade e na qualidade do trabalho executado.
 
Fonte:ASCOM/FIEPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...