Blog do Pessoa: Planalto pode barrar a candidatura de W. Dias


31 de mai. de 2013

Planalto pode barrar a candidatura de W. Dias


A notícia vem de Brasília. Por conta da reeleição da presidente Dilma Roussef, o palácio do Planalto emite sinais de que em troca de apoio, poderá abrir mão de candidaturas próprias em alguns Estados, dentre os quais o Piauí. Em pé de guerra com o PMDB em algumas unidades federativas, principalmente no Rio de Janeiro, o PT não quer mais confusão e, onde for possível conciliar, assim será feito. A informação partiu de em petista com transito no partido em nível local e próximo ao senador Wellington Dias. Informa essa fonte que, o próprio senador já foi comunicado dessa possibilidade. Por isso, tem sido reticente em suas declarações sobre sucessão 2014.
Neste momento, o Planalto sinaliza ao PT que faça aliança nos Estados de preferencia com o PMDB. Onde puder ser cabeça de chapa que seja. Mas, onde não for possível que indique o vice. No Piauí, as conversas sugerem que o PT pode lançar um vice para o PMDB.
Presidente do PT do Piauí, o deputado Fábio Novo ainda não foi comunicado desse plano, segundo a fonte da coluna. Mas, o senador Wellington é sabedor de tudo e não fala nada.
Se o Planalto sacrificar a candidatura de Wellington Dias, dará a ele um bônus. A prerrogativa de indicar o vice do PMDB. Será uma escolha pessoal, individual e intransferível, ou seja, quem ele tirar do bolso será o vice.
A grande chance do PT retornar ao comando do Estado com segurança é mesmo indicar o vice do PMDB. Sendo o atual vice, Zé Filho(PMDB), governador e candidato a reeleição, quem for o seu vice, dentro de quatro anos pode ser governador. Mas, tem que combinar com o eleitor.
Mas, esse cenário só acontecerá caso o governador Wilson Martins deixe o cargo para ser candidato a senador. Martins por sua vez, depende da candidatura de Eduardo Campo a presidência. Sendo Campos candidato, o governador dificilmente sairá da cadeira. 
Com informações de Pedro Alcântara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...