10 de mai. de 2013

ORGULHO - Parnaibana, é aprovada em programas de PhD nos EUA e Inglaterra

A piauiense Léa da Silva Veras foi selecionada para os programas de doutorado na área de Química Teórica Medicinal nas universidades de Carnegie Mellon (EUA) e de Oxford (Inglaterra).



Léa é natural da cidade de Parnaíba, estudou o ensino médio na capital piauiense e chegou a iniciar o curso de Medicina da UFPI, mas desistiu do curso e foi para o prestigioso Instituto Militar de Engenharia( IME) no Rio de Janeiro, onde se formou em Engenharia Química. A estudante desenvolveu o gosto por Química ainda no ensino médio ao participar de olimpíadas que envolvia a matéria, competição na qual teve grande destaque se tornando a primeira mulher a ser campeã brasileira de química no ano de 2000.

Seu doutorado é voltado para descoberta de curas de doenças através do desenvolvimento de programas computacionais,  capazes de identificar padrões que possam pré-dizer se um determinado composto químico pode ser útil para o desenvolvimento de novo remédio ou vacina. Para isso usa bastante física quântica, matemática aplicada e, é claro, química.

As universidades para as quais a parnaibana foi aprovada, são famosas por terem formado pessoas influentes nas mais diversas áreas do conhecimento. Dentre essas personalidades mundiais, podemos citar o ganhador do prêmio nobel em economia de 1994, Jonh Nash, que estudou em Carnegie Mellon e teve sua história de vida relatada no filme Uma Mente Brilhante. Pela Universidade de Oxford já passaram Bill Clinton, o ex-primeiro ministro britânco Tony Blair e o físico Stephen Hawkins dentre muitos outros.


Veja aqui os sites que falam sobre essas universidades:

http://en.wikipedia.org/wiki/Carnegie_Mellon_University
http://en.wikipedia.org/wiki/University_of_Oxford 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...