Vereadores autores da proposição Carlson Pessoa e Astrogildo Fernandes |
A Câmara Municipal realizou a Audiência Pública sobre os problemas no atendimento do IAPEP em Parnaíba, na manhã desta terça-feira, 7 de maio. Participaram da sessão o presidente do IAPEP, Dr. Flávio Nogueira, e os representantes do Sindicato dos Médicos, de hospitais privados, da OAB, da Associação de Cabos e Soldados, do Corpo de Bombeiros, do Sindicato dos Professores, além da imprensa e população.
Para o autor do requerimento, vereador Carlson Pessoa(PSB), a sessão foi muito proveitosa porque permitiu um debate construtivo entre a direção do IAPEP e os profissionais da área da saúde.
O presidente do IAPEP, Dr. Flávio Nogueira, explicou que os atendimentos do órgão funcionam normalmente em todo o estado, mas que em Parnaíba há problemas pontuais, que estão dificultando a vida dos dependentes do plano de saúde.
“Em Teresina todo médico e estabelecimento de saúde quer ter convênio com o IAPEP porque é o que paga melhor no Piauí. Não entendo o motivo de os médicos de Parnaíba se recusarem a atender. Não há nenhum prestador de serviços com atraso de salário e nem o órgão deve aos centros de saúde. O problema de Parnaíba é que alguns médicos não querem apresentar certidões negativas e notas fiscais de seus serviços. Sem a documentação devida não podemos efetuar o pagamento”, comentou Flávio Nogueira.
O presidente do IAPEP garantiu que agilizará o credenciamento de médicos para que os servidores estaduais tenham o máximo de serviços à disposição na cidade.
Proprietário do hospital Santa Edwiges, o médico Paulo Lages disse que muitos médicos deixaram de atender pelo IAPEP em Parnaíba pela forma como a direção do órgão tratou os profissionais da saúde nos governos passados. “Parnaíba não era prioridade para o IAPEP, e muitos médicos ficaram desestimulados a prestar serviço para o órgão estadual. Tudo era dificultado para os profissionais da nossa cidade. Essa situação deve mudar porque o atual presidente Flávio Nogueira agora sabe das demandas da categoria em Parnaíba”, relatou.
Segundo o presidente da Associação Beneficente de Cabos e Soldados(ABECS), Cabo Agnaldo José de Oliveira, os policiais e seus dependentes não conseguem atendimento e acabam pagando tratamento em locais privados, e em casos mais graves, se deslocando até Teresina. “Todos os meses há descontos do IAPEP em nossos contracheques, mas não conseguimos nenhum tipo de serviço na rede credenciada em Parnaíba. Espero que o presidente do IAPEP tome providências imediatas para mudar essa situação. Não são somente os servidores da Polícia que sofrem, mas todos os que trabalham em órgãos do governo do estado. Quero parabenizar os vereadores Carlson Pessoa e Astrogildo Fernandes(PCdoB) pela iniciativa”, desabafou.
Dra. Juliana Mota - Assessora Jurídica do SINTE-PI em Parnaíba |
A clínica do médico Emídio Lustosa atende pelo IAPEP há 40 anos em Parnaíba. Ele informou que nunca teve problemas com pagamentos e que sempre faz os procedimentos exigidos pelo órgão. “Desde que iniciei meu trabalho como médico em Parnaíba que atendo IAPEP. Após as consultas, eu envio por e-mail toda a documentação necessária para que o órgão libere o pagamento, tudo fácil e rápido”, pontuou.
“Essa foi uma das Audiências Públicas mais importantes realizadas até agora, porque o resultado dela beneficia milhares de pessoas em Parnaíba. Tivemos aqui a garantia do presidente Flávio Nogueira de que o órgão fará tudo para ampliar a rede de prestadores de serviço do IAPEP na cidade”, concluiu o vereador Carlson Pessoa.
Rômulo Santos - OAB - PI de Parnaíba |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.