9 de abr. de 2013

Legislativo tem que criar leis que exijam estacionamento para novas edificações

Comercial Carvalho, em Parnaíba, com amplo estacionamento é um exemplo
a ser seguido pelas construtoras locais

Tenho visto constantemente na mídia parnaibana as reclamações em relação ao problema que aflige os parnaibano na hora de encontrar estacionamento no centro comercial. Este é um dos entraves e que vem fazendo com que o centro antigo de Parnaíba perca comércio para os bairros mais populosos, só que no futuro, e isto já pode ser visto atualmente, os problemas de estacionamento também irão ocorrer nestes bairros.

Vi hoje  (08) no do Blog do Pessoa, do vereador parnaibano, e que vem demonstrando preocupações com o bem estar dos nossos munícipes, fazer um requerimento solicitando um estudo de engenharia de trânsito para viabilizar a implantação do estacionamento rotativo na região central da cidade. Em resposta, a prefeitura de Parnaíba afirma que Planurb fará um estudo necessário para a instalação do sistema de estacionamento rotativo no centro da cidade. Isto resolve a questão? Em parte, pois se trata de um paliativo. Com a entrada de novos veículos este sistema também entrará em colapso futuramente.

Comercial Carvalho da Avenida Princesa Isabel
O legislativo parnaibano precisa pensar não só na solução imediata, mas também em projetos de longo prazo que tragam soluções definitivas. Existe um dito popular que aquilo que é bom se copia. Alguns municípios já adotaram leis para adequação do crescente volume de veículos nas ruas e que ao estacionarem congestionam sobremaneiro o caótico tráfego. Para isto, estes municípios estão procurando elaborar leis inteligentes que pensem no futuro, uma delas é o tráfego de veículos. Para isto uma das soluções encontradas foi incluir no Código de Postura do Município a exigência de que toda nova construção, seja residencial, comercial ou industrial, inclua em seu projeto estacionamento suficiente e adequado ao fluxo de veículos previstos para aquela edificação, sob pena de ter seu projeto indeferido e impossibilidade de conseguir o “habite-se”. Para os prédios antigos, somente são autorizadas reformas que se enquadrem na nova lei.

Um bom exemplo e que deve ser seguido pelos empresários locais é o prédio onde funciona o Comercial Carvalho na Avenida São Sebastião. As instalações contemplam um estacionamento capaz de abrigar todos os veículos dos seus clientes. No outro supermercado da mesma rede, situado na Avenida Princesa Isabel, o estacionamento também não foi esquecido. O empresário, nos dois casos, deu exemplo de cidadania.

Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...