15 de abr. de 2013

Filme Mandu Ladino poderá ser lançado em 2015


Olá pessoal,
O trabalho de roteirização do livro Mandu Ladino, obra escrita pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Anfrísio Neto Lobão Castelo Branco, esta sendo finalizado.
O texto esta recebendo o segundo tratamento. De acordo com a diretora e roteirista da obra o primeiro tratamento deixou o texto com 211 páginas, o que significa quase 4 horas de filme, o que seria uma produção inviável. Neste segundo tratamento outras cenas estão sendo cortadas.
Mandu, será o primeiro trabalho de roteirista de Mariana Betti. 
“O filme tem todo um pano de fundo político e geográfico da época que é interessantíssimo. As histórias são todas excelentes, é muito difícil cortar qualquer coisa. E olha que nessa primeira versão, cortei bastante do livro, centralizei o filme na história de Mandu e na história de amor de Aluhy,mas é claro que o contexto histórico também vai estar no filme, só que não vai ser de forma tão intensa para que o filme tenha um tempo correto. No segundo tratamento estou cortando ainda mais cenas”, afirmou Marina Betti.
Foto arquivo pessoal da roteirista. 
Equipe e roteirista em visita a possíveis locações do filme 
Paulo Betti no Delta. ( foto arquivo pessoal de Mariana Betti)
O autor do livro esta acompanhado todo o trabalho da roteirista. Anfrísio Lobão já recebeu cópias do texto e disse estar satisfeito com a proposta do filme.
“Antes do ator Paulo Betti e da diretora Marina Betti se interessarem pela história do Mandu uma editora de repercussão nacional quis fazer uma publicação que seria distribuída para todo país, mas o editor pediu que eu mudasse o final do livro, eu, claro, não aceitei porque eu tenho compromisso literário. Já as proposta de Mariana me agrada muito porque eu acho que o cinema precisa usar de algo mais lúdico, dei total liberdade a ela e estou feliz como o roteiro que vem sendo apresentado”, afirmou o autor.
Foto Jornal da Parnaiba. Na última visita ao estado o ator Paulo Betti conversou com o autor Anfrísio Lobão. 

O ator e a roteirista provavelmente devem visitar mais vezes o Piauí para continuar escolher locações para as filmagens. O longa promete, além de divulgar a verdadeira história do índio, levantar a autoestima do piauiense e divulgar as potencialidade do estado.
“Na primeira vez que Mariana e Paulo estiveram aqui nós visitamos alguns lugares do Piauí, eu sugeri a eles que fossem realizadas filmagens em Campo maior e no Delta. Estes foram lugares por onde o índio passou durante a luta. Mas eu também indiquei que fossem feitos algumas filmagens em Sete Cidades, o lugar é ideal para o longa, é uma imagem bela e marcante do nosso estado”, disse  Anfrísio Lobão.
A expectativa é de que a projeto econômico e o trabalho de produção para captação de recurso para o longa sejam feitos respectivamente em 2013 e 2014. Em 2014 será o ano de filmagem e edição da película, provavelmente o material será lançado em 2015.

HISTÓRIA DO FILME
O filme Landu Latino conta a história de um índio que lutou contra os portugueses que tentaram colonizar o Piauí. Mandu lutou contra os colonizadores que estavam destruindo tribos e matando os índios. Na obra literária também é destacada a história de amor da índia Aluhy, irmã de Mandu. Ela vive uma história de amor com um português colonizador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...