16 de abr. de 2013

Em evento do PT, Dilma diz que inflação está 'sob controle'


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff nesta segunda (15), em seminário do PT em Belo Horizonte (Foto: Pedro Triginelli/G1)A presidente Dilma Rousseff buscou minimizar nesta segunda-feira (15) a alta recente nos preços dos alimentos e disse que o governo mantém a inflação sob controle. Em seminário do PT em Belo Horizonte, a presidente também rebateu críticas da oposição sobre o assunto, representadas sobretudo pelo preço do tomate, com elevação de 122,13% em 12 meses, segundo o Indíce Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo IBGE na quarta-feira (10).
"Eu vou repetir essa frase, a inflação está sob controle", disse em discurso.
A presidente ainda disse que a inflação já vem diminuindo e, segundo ela, tende a cair nos próximos meses. "A inflação de março foi menor que a de fevereiro, e a de fevereiro tinha sido menor que a de janeiro. A inflação, quando olho para a frente, ela está em queda, apesar do índice anualizado do ano ainda estar acima do que nos queremos alcançar, do que nos queremos de ideal", afirmou.
"Os alimentos também começaram a registrar, mesmo com todas as tentativas de transformar os alimentos no tomate, os alimentos começaram uma tendência a reduzir de preço", completou.
Na quarta-feira passada (10), o IBGE divulgou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, usada como base para as metas do governo, apresentou variação de 0,47% março – taxa inferior à registrada no mês anterior, de 0,60%.
No acumulado dos últimos 12 meses, porém, ataxa de inflação é de 6,59%, acima do teto da meta de inflação estabelecida pelo Banco Central, que é de 6,5%. A última vez que o índice superou o teto da meta foi em dezembro de 2011, quando atingiu 6,64%.
Os alimentos, porém, registraram alta. Segundo outro indicador, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de março, medido pela Fipe, nos primeiros três meses de 2013, só o tomate subiu 71%; a batata, 46%; a cebola, 69%; e a cenoura, 72%. Nos últimos 12 meses, as hortaliças acumulam alta de 80%, a maior para o período desde 1999.

A presidente também comentou a inflação nos serviços, que tiveram as maiores altas depois dos alimentos. "É sempre bom lembrar que o índice anualizado, ele reflete não a inflação presente ou a futura, ele reflete a inflação que já passou. Nós sabemos que há um aumento nos preços dos serviços devido ao fato que as pessoas melhoraram de vida e compram mais. Mas é um processo que deve acomodar e os preços dos serviços tendem a cair", justificou.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...