Na manhã de ontem (10), no posto da PRF de Teresina, no Km 337 da BR343, foi realizado o XXXV Comando de Saúde nas Rodovias no Estado doPiauí. Trata-se de uma atividade que objetiva avaliar as condições detrabalho e de saúde do motorista profissional.Durante o comando foram entrevistados e examinados 90 motoristas queexercem atividade profissional dirigindo caminhões. O trabalho foidesenvolvido pela PRF, SEST-SENAT, FMS/PMT, STRANS, DNIT, EXÉRCITOBRASILEIRO, DETRAN/PI, Universidade UNINOVAFAPI, Faculdades São Camilo eAliança, Laboratório BIOANÁLISE.Análise dos dados resultado deste comando é capaz de apontar que 32%dos profissionais avaliados trabalham em carga horária excessiva, acimade 08h00 diárias; 18% fazem uso de medicamentos impróprios; 17% sãofumantes; 46% declararam consumir bebida alcoólica três ou mais vezespor semana.Foi possível constatar também que 77% estão acima do peso (IMC igual oumaior que 25); 67% têm pressão arterial acima de 14x9; 46% apresentamcolesterol superior a 239 e 60% estão com triglicerídeos acima de 149.Na ocasião todos receberam orientações acerca das doenças sexualmentetransmissíveis, sendo-lhes entregues camisinhas. Foram tambémministradas vacinas para febre amarela, hepatite e tétano. Os motoristasque apresentaram alterações nos parâmetros avaliados tiveramoportunidade de consulta com médicos da PRF para receber orientaçõesacerca do encaminhamento de medidas para vida saudável, que passa poravaliação rotineira da saúde, reeducação alimentar e regular cargahorária de trabalho.A Polícia Rodoviária Federal detém informações estatísticas segundo asquais 34% dos acidentes nas rodovias federais envolvem caminhões. Estetrabalho de avaliação dos caminhoneiros, que ocorreu em todo o paísnesta quarta-feira (10), tem como fim propiciar as condições pararedução dos acidentes envolvente estes profissionais.
Fonte: Nucom - PRF


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.