Você pode separar o lixo, economizar luz e água e usar os dois lados da folha de papel. Entretanto, os consumidores podem dar um passo além, dentro do supermercado. No ano passado, das 432 mil toneladas de PET produzidas no Brasil, 231 mil foram recicladas, ou seja, 53%. A taxa ainda é muito baixa se comparada às latas de alumínio, que já têm 96% do total produzido reciclado. O principal problema ainda está na separação adequada do lixo.
Atenta a essa demanda redes de supermercados têm investido cada vez mais em ações de sustentabilidade. Por meio de programas que compõem um modelo completo e pioneiro, que buscam gerar benefícios ambientais e sociais a todos os seus públicos de interesse, as empresas, como o GPA, alcançaram em 2012 resultados expressivos, com ganhos de até 400%, se comparado a 2011. Destaque para Estações de Reciclagem, Caixa Verde, Alô Recicle, Descarte Correto de Medicamentos e Coleta de Pilhas e Baterias, programas diretamente ligados ao consumidor.
“A natureza dos nossos negócios tem grande potencial de transformação e engajamento da sociedade, já que somos a ponta das relações de consumo, conectando clientes, produtos e serviços”, conta Vitor Fagá, diretor executivo de Relações Corporativas do GPA. A empresa desenvolve projetos de grande capilaridade e que, em sua maioria, tenham força mobilizadora em causas valorizadas pela comunidade, como é o caso dos programas de sustentabilidade. “Muitos dos projetos funcionam sob o conceito de responsabilidade compartilhada em que buscamos envolver toda cadeia de valor”, completa.
Presentes em 123 lojas, em parceria com a Unilever, as Estações de Reciclagem disponibilizam para os clientes pontos de entrega voluntária de materiais recicláveis (papel, plástico, metal, vidro e óleo de cozinha usado) nos estacionamentos das lojas de todo o Brasil. Já são mais de 73 mil toneladas arrecadadas e doadas para cooperativas de reciclagem parceiras do programa, promovendo a educação ambiental e a geração de renda para as comunidades. Apenas em 2012, os consumidores descartaram mais de 16 mil toneladas de materiais recicláveis, cerca de 20% a mais do registrado em 2011. A iniciativa já coletou mais de 6,5 toneladas desse tipo de embalagem, que deve ter destinação diferenciada.
Os supermercados também desenvolvem ações de descarte “pré-consumo”, chamado de Caixa Verde, que possibilita aos clientes destinarem para reciclagem, em urnas instaladas ao lado dos caixas, embalagens de produtos que não precisam levar para casa, como as caixas de pasta de dente, por exemplo. O Caixa Verde, já arrecadou mais de 4,4 milhões de embalagens (papel e plástico), sendo mais de 1,4 milhão apenas em 2012.
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