O Presidente da Federação das Indústrias do Piauí – (FIEPI) e vice-governador do Estado, Zé Filho, em visita a fábrica de veículos da Hyundai em Piracicaba-SP, manifestou disposição para mediar os contatos entre a empresa e o estado do Piauí para que seja possível instalar uma unidade de produção em nosso Estado, já que a montadora desenvolve pesquisas para desenvolvimento de produtos para sua marca.
A visita à fabrica de veículos ocorreu na última segunda-feira (04), após algumas reuniões com empresários paulistas e o prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato. Zé Filho e a sua comitiva foi recebida pelo executivo de Assuntos Corporativos, Relações Governamentais e Recursos Humanos, Ricardo Martins, da Hyundai Motores do Brasil, com sede em Piracicaba, interior paulista.
O executivo Ricardo Martins da Hyundai fez uma ampla exposição sobre o funcionamento da fábrica, com destaque para a produção de carros populares, como o HB-20, e as versões hatch, sedan e crossover, com motores flex. 1.0 e 1.6, cuja produção representa 75% de nacionalização, ou seja, fabricados no Brasil.
Os números da Hyundai, segundo Ricardo Martins, são representativos da força da montadora no mercado brasileira. A sede da montadora ocupa uma área de 1.390.000m², cuja construção se deu em 25 de fevereiro de 2011, e exigiu um investimento de US 600 milhões de dólares só para sua construção, com a geração de 25 mil empregos diretos e indiretos.
Oficialmente, a Hyundai foi inaugurada em novembro de 2012, mas desde setembro daquele ano a empresa já fabricava carros no país. Nesse pouco espaço de tempo, já ocupa o 5º lugar em vendas no Brasil com a produção de 150 mil carros por ano. A Hyundai Motor do Brasil (HMB) é a 7ª fábrica da marca fora da Coreia do Sul e a 10ª no mundo.
Na ocasião, o Presidente da FIEPI, Zé Filho, manifestou interesse de mediar os contatos entre a empresa e o estado do Piauí para que a Hyundai possa instalar uma unidade de produção em nosso Estado, já que a montadora desenvolve pesquisas para desenvolvimento de produtos para sua marca.
“O Piauí está de portas abertas para receber os investimentos da Hyundai caso a montadora tenha interesse. De nossa parte faremos todos os esforços para que isso aconteça. Temos o SENAI com oferta de cursos profissionalizantes, centro de formação técnica em nível de graduação e Universidades com oferta de cursos e pesquisas”, disse Zé Filho.
Em resposta a manifestação de interesse do presidente da FIEPI, Zé Filho, Ricardo Martins disse que a Hyundai Tecnologia - outra unidade do grupo coreano - tem interesse em conhecer as potencialidades do solo piauiense quanto as reservas de lítio em seus compostos de fabricação de eletrônica.
Na visita o vice-governador estava acompanhado do Secretário de Indústria e Comércio, dep. Warton Santos, dos Superintendentes de Tecnologia, Rafael Neiva, do Superintendente de Desenvolvimento, Eduardo Paz Dias, ambos da SEDET, e do Presidente da AGESPISA, Antônio Filho e assessores.
Carlos Augusto Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.