A Câmara Municipal de Parnaíba(CMP) registrou uma das maiores participações populares de sua história na sessão dessa sexta-feira, 15 de março de 2013, quando o plenário ficou lotado com mais de 200 moradores do Planalto Montserrat.
Parte da população de uma das áreas mais carentes de Parnaíba foi à sede do Poder Legislativo pedir ajuda aos vereadores, após receber notificação judicial em processo de reintegração de posse movido pelo casal Roberto e Janiery Broder. O vereador Carlson Pessoa(PSB) esteve reunido com a comunidade várias vezes, e, após um pedido coletivo de mais de 100 pessoas feito no dia 17 de fevereiro, ele disponibilizou assessoria jurídica a todas as pessoas que foram intimadas pela Justiça.
“Apresente requerimento para que um dos moradores do Montserrat relatasse a difícil situação da comunidade aos demais vereadores e à imprensa. Muitos não conseguem dormir direito com medo de perder suas casas. O que estão fazendo com essas centenas de parnaibanos é uma tortura psicológica”, comentou o vereador do PSB.
Vereador explica como será a sessão e como será a participação da representação popular |
Em seu discurso, Carlson Pessoa disse que o Planalto Montserrat está precisando do apoio do Poder Legislativo e que mais de 500 pessoas são citadas nos mandados de intimação. “Não podemos deixar essas pessoas desamparadas sob pena de sermos penalizados, não com a perda de votos, mas, sim, com um grande peso na consciência. O casal Broder é responsável pelo maior processo da Justiça de Parnaíba em todos os tempos. A ganância dessa gente por terra não tem tamanho. Apenas a minha assessoria jurídica, coordenada pelo competente advogado Daniel Nogueira, está fazendo a defesa de 152 famílias”, informou.
O morador Carlos Alberto Santos relata o pesadelo vivido pela comunidade e pede ajuda aos vereadores. “Se moramos no Planalto Montserrat é porque não temos dinheiro para comprar uma casa em outro lugar. Conheço pessoas idosas que estão passando mal, perdendo o sossego por causa desse processo. Agradeço ao Carlson Pessoa por tudo que ele já fez pela nossa comunidade. Ele sabe que não temos condição de pagar um advogado. Peço aos outros vereadores que façam o mesmo por nós. Bom mesmo seria se todo mundo vivesse em um bairro com ruas calçadas, escola, posto de saúde. No Planalto não tem nada disso. Quando só tinha mato e espinho, sem nenhuma casa, ninguém apareceu para dizer ser dono, por quê?”, questionou.
Não vou dar meu suor de graça para ninguém. Com essas palavras a moradora Ângela Chaves demonstrou a indignação da maioria da população do Planalto Montserrat. “Levei muitos anos da minha vida para poder fazer minha casa, tijolo por tijolo. É a única coisa que eu tenho e que vou deixar para meus filhos”, citou.
Dr. Daniel Nogueira explica aos presentes sobre ação contra os moradores |
Não vou dar meu suor de graça para ninguém. Com essas palavras a moradora Ângela Chaves demonstrou a indignação da maioria da população do Planalto Montserrat. “Levei muitos anos da minha vida para poder fazer minha casa, tijolo por tijolo. É a única coisa que eu tenho e que vou deixar para meus filhos”, citou.
Aplaudido por todos os moradores do Planalto Montserrat em suas falas, o vereador Carlson Pessoa garantiu, ainda, que lutará por melhorias para a comunidade, como calçamento, construção de posto de saúde, praça e outros equipamentos urbanos, já que o Planalto Montserrat é uma das áreas mais esquecidas pelo poder público. “Como se já não bastasse a comunidade viver em uma região onde todas as ruas ainda são de areia e sem serviços básicos oferecidos pela Prefeitura de Parnaíba, esses trabalhadores humildes ainda são aterrorizados com um processo judicial. Lutarei para que o Planalto Montserrat seja contemplado com todos os benefícios dos demais bairros da cidade”, assegurou.
Todos os vereadores presentes à sessão, Bernardo Rocha(PSC), André Neves(PMDB), Marcos Meneses(PSL), Astrogildo Fernandes(PCdoB), Antônio Diniz(PRTB), Renato dos Santos(PRTB), Ronaldo Prado(PTdoB), Ricardo Véras(PTC), e a presidente da Câmara Municipal, Neta Castelo Branco(PPS), elogiaram a iniciativa do vereador Carlson Pessoa em ajudar a população do Planalto Montserrat e garantiram formar uma comissão para levar o caso ao conhecimento do prefeito Florentino Neto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.