Consórcio de municípios
O prefeito Florentino Neto voltou a falar da necessidade da formação do Consórcio de Municípios da Região Norte, para lutarem juntos em busca de saídas para os problemas que os prefeitos têm em comum.A estiagem atual é um deles.
O assunto não é novo. Tentativas também foram feitas no passado. Ocorre que a humildade do prefeito, de acatar sugestões, em início de gestão, não é a mesma de quando ele começa a tomar gosto pela “coi$a”. Bom seria se funcionasse o consórcio.
Prefeitos da região
Sempre que convocados, até agora, vários prefeitos da região têm comparecido a Parnaíba para debaterem problemas comuns, como ocorreu sexta feira em que a busca de saídas para assistirem ao homem do campo, prejudicado com a seca, reuniu no auditório da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (SEDESC), em Parnaíba, além de Florentino Neto, os prefeitos: Herbert Silva, da Ilha Grande; Adriane Prado, de Luís Correia; Manuel Pacheco, de Caraúbas; Bernildo Val, de Buriti dos Lopes;Rita Sobrinho, de Caxingó e Zé Sena, de São José do Divino.
Seca de 58
Quem nunca imaginou que comunidades de Parnaíba tivessem que depender de carros pipa para terem água para beber, como ocorre agora no Olho D`água, comunidade da zona rural, em 58, diz a história, Parnabía também sofreu uma seca terrível.
Quem lembrou a época foi o deputado Paes Landim, que afirmou estar organizando todos os discursos do ex-deputado federal Chagas Rodrigues (ex-governador e ex-senador), para ver se a Câmara dos Deputados os publica este ano em livro. “Em 58 Chagas clamava de forma dramática na Câmara contra os efeitos da seca em Parnaíba”, disse Landim.
Abandono
Os vereadores que estão sendo convocados para irem à periferia do município constatarem o drama da seca, podem ter uma ideia do quanto foram irresponsáveis aqueles que prorrogaram a concessão da Agespisa, para ela continuar explorando os serviços de fornecimento d`água na cidade, porém, sem exigirem a ampliação da rede para a zona rural. Resultado, mesmo à beira de um rio, povoados de Parnaíba como Pedra do Sal, Kms 12 e 16, Lagoa do Prado, Assentamento Cajueiro, dentre outros, não têm água para beber.
Audiência Púliblica
Para aqueles que eventualmente venham criticar o número de audiências públicas já realizadas pelos vereadores de Parnaíba e as que estão marcadas para acontecerem em abril, aqui vai um dado: Em Teresina a Câmara Municipal já tem audiências definidas até para o mês de agosto.
Secretaria pra quê?
No dia mundial das águas, dia 22, mesmo com o município sofrendo os efeitos da estiagem, não houve um evento, uma nota sequer, registrada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, dando destaque à data.
Há de se perguntar: Para é que serve mesmo a Secretaria? Desde que foi criada, na gestão Zé Hamilton, suas ações justificam o dinheiro que a prefeitura gasta mensalmente para mantê-la?
Nem seria preciso dinheiro numa programação comemorativa. Bastaria competência, criatividade e alguém comprometido com uma questão tão séria quanto a importância da água para o planeta. É o que dá criar secretarias e utilizá-las como cabide de empregos. Que o diga o ex-prefeito José Hamilton.
São José do Divino
Simples, o prefeito de São José do Divino, Zé Sena, apelou para o senador João Vicente, na reunião que o prefeito Florentino Neto promoveu semana passada com as bancadas federal e estadual do Piauí e os prefeitos da região, a respeito da seca:”Ajude nosso produtor da região, senador. Se acabar o leite vai acabar o município. E aqui eu falo não como prefeito, mas como produtor”.
São José do Divino é o município que mais produz leite no Piauí. Segundo o prefeito, a arrecadação com a venda do leite e derivados é maior que o Fundo de Participação do Município.
Cadê os vereadores?
Apenas a presidente da Câmara Municipal, Neta Castelo Branco e os vereadores Ronaldo Prado e Reinaldo Filho estiveram na reunião com os prefeitos da região e as bancadas federal e estadual. Reinaldo, que é do PP, teria ido mais na perspectiva de dar um abraço no senador Ciro Nogueira.
São 17 vereadores. E o tema é de interesse de toda a população....Talvez não foram porque o local escolhido para a reunião (auditório da SEDESC) era pequeno demais.
Sai da inadimplência
A prefeita de Luiz Correia declarou que no mês de abril está tirando o seu município da inadimplência, tornando-o apto a firmar convênios e parcerias nas esferas estadual e federal. Ela disse que vai correr atrás e garantiu isso aos deputados estaduais e senadores do Piauí. Ela estava na reunião de prefeitos da região, em Parnaíba, acompanhada do esposo e do ex-prefeito Luís Pedrosa.
Buracos & buracos
Talvez cansado de ouvir todos os dias a leitura de requerimentos dos seus colegas, pedindo recuperação asfáltica e poliédricas para determinadas ruas e avenidas da cidade, o vereador Reinaldo Filho, num requerimento só, pediu que o prefeito recuperasse todas as ruas e avenidas que estivessem necessitando de recuperação de calçamento e de asfalto. Não sobrou mais nada para os outros.
A verdade é que o parnaibano ainda espera que o prefeito Florentino Neto inicie essa tal operação emergencial de recuperar as vias públicas da cidade. Sai gestão já vai para 90 dias. E não é só a periferia. O centro da cidade pede socorro...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.