Professor Iweltman Mendes quando vereador |
Ontem a Câmara Municipal de Parnaíba aprovou, em primeira votação, o título de "Cidadão Parnaibano" in memorian, ao professor Francisco Iweltman Vasconcelos Mendes, falecido prematuramente em Fortaleza há dois meses, aproximadamente.Não seria tarde demais?
É o mesmo título que a mesma Câmara negou em vida a quem nunca escondeu o grande amor que sentia pela cidade e pelo seu povo, ao ponto de haver se transformado, no pouco tempo que aqui viveu, no homem que mais pesquisou a história desta cidade, colocando- a em livros que ficarão para a posteridade.
O título foi sugerido pelo mesmo vereador de agora, Reinaldo Filho, na gestão Paulo Eudes, quando Iweltman era secretário Municipal de Educação e um ferrenho opositor do prefeito Moraes Sousa Filho, que havia sido substituído por Eudes.
Um vereador da época, por subserviência e para demonstrar fidelidade ao ex-prefeito, pediu a retirada do projeto, mesmo já tendo ele recebido a primeira votação. E de lá pra cá ninguém mais havia lembrado da homenagem, a não ser o hoje vereador Carlson Pessoa (que também foi adversário e depois grande amigo de Iweltman), que no início do ano tocou no assunto, quando o professor já se encontrava por demais debilitado.
Homenagens devem ser feitas enquanto em vida.Porém, egoístas que somos, não nos preocupamos com o que está ao nosso redor e ninguém observava que, da gestão Paulo Eudes para cá - 10 anos depois, o professor Iweltman continuou tralhando para a cidade, com o mesmo afinco, merecendo a homenagem que a ele pretendem dar agora, depois de morto.Pode ainda ter sua significância para a família. Mas perdeu o brilho. Inclusive nos 4 anos em foi vereador, por ser adversário de Zé Hamilton, esqueceram, de novo, da homenagem em vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.