Diego autografa livros no Rio
Piauiense de Parnaíba, o escritor e jornalista Diego Mendes Sousa é candidato à vaga deixada pelo poeta Lêdo Ivo na Academia Brasileira de Letras (ABL), com sede no Rio de Janeiro. Aos vinte e três anos, Diego é o mais jovem escritor a tentar uma vaga na Casa de Machado de Assis.Diego acredita que candidatar-se à ABL é uma forma de dar visibilidade à poesia. "Minha pretensão é dar visibilidade à poesia dentro da própria ABL. Além disso desejo o que todos os escritores almejam, a glória literária".
Em correspondência, Lêdo Ivo, falecido em dezembro do ano passado, elogia a poesia do parnaibano. "A poesia de Diego Mendes Sousa se levanta como um jorro matinal, um arrebatamento lírico nutrido pelos instantes estilhaçados de um dia explosivo", afirma.
Sobre o dom da poesia, que Diego carrega e que comemora em 2013 dez anos de produção, o autor revela que é uma coisa que vem com o nascimento. "A gente nasce com esse dom e com o tempo vai amadurecendo isso e adquirindo uma visão mais ampla e mais criteriosa", afirma.
Diego escreve poesias desde os treze anos de idade e lançou seu primeiro livro, "Divagações", aos 16, através do qual foi convidado a participar da Bienal Internacional de Poesia.
Em 2009 o poeta foi agraciado com o prêmio Olegário Mariano da UBE-RJ, na ABL, com o livro "Metafísica do Encanto", o melhor de poesia daquele ano.
Diego acumula em sua produção seis livros de poesia individuais, sete livros compartilhados com outros autores e duas antologias internacionais em que tem poemas.
- Repórter: Francicleiton Cardoso (redacao@portalodia.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.