O resultado é importante, considerando que no mesmo período, o país teve uma diminuição de 5,26% nas suas exportações, enquanto que o Estado teve crescimento de 37,35% nesse quesito.
De acordo com o Diretor de Assuntos Econômicos da FIEPI, Freitas Neto, se comparado a anos anteriores, o Piauí tem condições de aumentar bastante suas exportações. “Ainda colocamos poucos produtos no mercado internacional em volume. Além disso, nossa pauta exportadora é composta quase que exclusivamente por produtos básicos (soja, ceras vegetais, algodão, mel etc.). Este perfil precisa mudar”, afirma o diretor.
Apesar dos bons resultados, especialistas avaliam que ainda há a necessidade de diversificar a pauta exportadora do Estado, uma vez que, a mesma é composta em quase sua totalidade por itens básicos como a soja, ceras vegetais e algodão.
Para o presidente da FIEPI, Zé Filho, um dos trabalhos da Federação é incentivar a diversificação da pauta exportadora. “Os resultados de 2012 mostram que temos potencial para obter resultados melhores. Nossos números podem se tornar ainda mais expressivos, desde que nossa indústria consiga suporte infraestrutural para a partir daí termos condições de nos colocar em lugar de destaque. A chegada de novas indústrias ajudaria a trazer mais diversidade a nossa pauta”, analisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.