POETA DIEGO MENDES SOUSA
Dentre os temas debatidos, a poesia de Diego Mendes Sousa ganhou destaque no importante veículo jornalístico brasileiro. Outro diálogo em voga, é a ousada candidatura de Diego Mendes Sousa na Academia Brasileira de Letras, já que o autor deCandelabro de Álamo é o mais jovem candidato em toda a história eleitoral da ABL, e apesar da aparente juventude, tem porte de Imortal de nossa formidável Literatura.
Se eleito, aos 23 anos (idade emblemática de Castro Alves), Diego Mendes Sousa será o membro mais novo da Casa de Machado de Assis, em seu cronograma secular.
Atualmente, o recorde pertence ao escritor João do Rio, que entrou para os quadros da ABL aos 29 anos de idade, na primeira metade do século XX.
Diego Mendes Sousa prova o retorno do Jovem Poeta às páginas literárias do Brasil, como fora Rimbaud na França e Jonh Keats na Inglaterra. Ou mesmo Mário de Sá - Carneiro em Portugal.
É raro ser eleito para a ABL na primeira tentativa. O grande poeta épico Jorge de Limaconcorreu seis vezes para ser admitido no panteão de nossas letras. Lêdo Ivoconcorreu sete vezes para ser aceito.
Assim, aparece Diego Mendes Sousa e a sua chama precoce de imortalidade. É um Poeta de largo caminho, marcado por uma profunda e autêntica poesia, que na visão deAntonio Miranda, é das melhores que ele leu nos últimos tempos.
Ressalta também o intelectual Jorge Tufic, que Diego Mendes Sousa é o primeiro grande poeta brasileiro do século XXI. Bem como assevera o poeta Luiz de Miranda:Diego Mendes Sousa é autor de uma poesia sábia, posta em um lugar especial de nossa Literatura.
A força poética de Diego Mendes Sousa não é aleatória, mas uma escalada para a glória literária. A mesma glória que almeja um escritor de 60, 70, 80, 90 ou 100 anos de idade: o reconhecimento da vocação e do valor intelectual de sua esmerada arte.
A Poesia é a primeira na passagem, cantada pelo próprio Lêdo Ivo, último ocupante da cadeira 10, ora vaga na ABL.
Embora hajam onze candidatos oficiais, a real disputa deve ser entre Antonio Cícero,Cláudio Murilo Leal, Diego Mendes Sousa e Marcus Accioly.
No dia 11 de abril de 2013, sairá o resultado. É esperar para crer no enigmático poder da verdadeira Poesia.
Fonte: Proparnaíba
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.