22 de jan. de 2013

Veículo Leve sobre Trilhos em Parnaíba é sonho de um sonhador


O melagorprojeto do prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, de implantação do VLT(Veículo Leve sobre Trilhos),como mais uma alternativa de transporte entre as cidades de Parnaíba e Luis Correia,tem uma simples razões para não dar certo,grosso modo de pensar,SER O SONHO DE UM SONHADOR (desculpem a redundância).
Lembra-nos fatos passados, que o então senador do Estado do Piauí, Alberto Silva, propôs uma parceria entre os governos federal, estadual e municipal que iria possibilitar, começando por Parnaíba, o retorno do transporte ferroviário no litoral do Piauí.

Incluído pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no Programa de Revitalização do Transporte Ferroviário, a pedido de Alberto Silva, a reativação da linha ferroviária entre Parnaíba e Luís Correia foi então discutida, durante reunião, á época, com prefeito de Parnaíba, José Hamilton.
Seria 20 quilômetros de trilhos, ligando o bairro Sabiazal, em Parnaíba, ao centro de Luís Correia, obra esta orçada em R$ 40 milhões, com recursos do Ministério dos Transportes.
O projeto elaborado pela Companhia Metropolitana de Transportes Públicos (CMTP) previa, além da revitalização da linha com a urbanização de vários trechos do percurso, tornando o trem suburbano como um dos atrativos para o litoral, a duplicação das vias que margeavam a linha férrea até o Aeroporto Internacional João Silva, inclusive com a construção de ciclovias, e de lá, seguindo até Luís Correia, acompanhando a rodovia BR-316. Até hoje o projeto nunca saiu do papel, ou seja, apenas um sonho de um grande engenheiro que governou o Piauí.
Parnaíba anseia por prioridades urgentes urgentíssimas em diversos setores.
Escolas sucateadas,ruas esburacadas,alagamento de diversos  bairros durante o inverno,iluminação pública precária e deficiente,entre outros.
A prefeitura também não poderia arcar sozinha com uma obra de tamanha magnitude, uma vez que não disponibiliza de recursos, como a exemplo do que ocorreu com a recuperação da ponte de madeira que dá acesso ao bairro tabuleiro, no qual foram utilizados baldes de água e utensílios de cozinha a fim de sinalizar a execução da obra naquele local.
Portanto, ou a linha de trabalho da assessoria do prefeito beira o utopismo ou seu megaloprojeto permeia o ideário com o qual se constrói uma nave espacial, onde o combustível será a esperança, faíscas de sorriso a combustão e o abraço o botão de partida.
Editorial Portal Parnaíba Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...