A ministra do Planejamento Miriam Belchior está esperando do governo do Piauí as explicações para a majoração do valor necessário para a conclusão do porto de Luís Correia que, segundo ela, na reunião da bancada, a previsão de R$ 40 milhões subiu para R$ 400 milhões. Na reunião da bancada federal no final de dezembro, com a presença do governador Wilson Martins, Miriam queria entender a lógica dessa estratosférica diferença e, também, qual seria a efetiva destinação a ser dada ao porto. Palavras dela na reunião da bancada: “Eu preciso dizer que uma obra sair de R$ 40 milhões para quase R$ 400 milhões é ... entendeu?”, disse em tom de questionamento, deixando para os ouvintes a busca pelos adjetivos convenientes a cada um. No fim, vai terminar sem os R$ 400 milhões e, até mesmo, sem os R$ 40 milhões anteriormente previstos. Essa questão da conclusão do porto de Luís Correia é tão fatigada que já cansou a paciência dos piauienses que não acreditam na sua efetiva construção. Se a obra é quase secular, sua situação foi agravada quando o governo do Piauí na gestão Alberto Silva resolveu assumir o porto, uma obra eminentemente federal, fazendo com que o Estado, que antes ficava apenas na condição de postular os recursos para a sua construção, passasse a ser o responsável principal por seu custeio. Além do mais, a própria ministra, ou seja, o governo federal, não sabe o que será feito do porto, mesmo que ele seja concluído. A ministra cobra a vocação do porto e como será sua operacionalidade se um dia a obra estiver terminada.
Fonte: Portal AZ Edição Blog do Pessoa |
5 de jan. de 2013
Qual a vocação do porto?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Abre logo o jogo Wilsão. Diz que é pra garantir a Campanha ao Senado, assim como a Verba de 2010, nunca aplicada na dita obra do Porto, garantiu a eleição dos dois candidatos ao Senado, WDias e Ciro, e a dele próprio ao Governo.
ResponderExcluirMas, na verdade, qual é a vocação deste Porto?
ResponderExcluirTemos um "tal" Aeroporto Internacional, onde nem mesmo há uma Companhia Aérea realizando Vôos regulares a nível Nacional.
Este Porto, que vai terminar sendo uma Obra inacabada e completará o seu Centenário, só será mais um enfeite para o litoral do nosso Estado piauiense. Pois que desenvolvimento temos até hoje? Empregos? Onde? Quem se forma aqui vai para as Capitais para não ficarem desempregados!
Mas, na verdade, qual é a vocação deste Porto?
ResponderExcluirTemos um "tal" Aeroporto Internacional, onde nem mesmo há uma Companhia Aérea realizando Vôos regulares a nível Nacional.
Este Porto, que vai terminar sendo uma Obra inacabada e completará o seu Centenário, só será mais um enfeite para o litoral do nosso Estado piauiense. Pois que desenvolvimento temos até hoje? Empregos? Onde? Quem se forma aqui vai para as Capitais para não ficarem desempregados!
Concordo . Sem nem o aeroporto nao funciona, imagine um porto que ira somente funcionar para CABOTAGEM !! Nao tem nem voo quanto mais navio para cabotagem !
ResponderExcluiro que vem primeiro investimento privado ou infraestrutura???
ResponderExcluirO aeroporto foi ampliado devido ou voos fretados dos resorts no litoral. O que aconteceu todos os resorts foram cancelados nao se pode contrir resorts na beira do mar do piaui, so casas de luxo de um certo povo.
A falta do crescimento ecoomico mais forte pra provocar mais empregos na cidade.
Porto e sua vocacao? Se nao ha investimento em infraestrura a cidade nao se torna atrativa para receber investimentos privados.
O porto recebe materias primas de outros lugares no qual podem ser processados aqui e depois transportados. O porto tambem escoa o que pode ser produzido aqui para outro lugares.
Ha um conjunto de coisas que ajudam na atracao de investimento privados, industrias por exemplo.
Recebe material prima, eletricidade, agua e gente qualificada ou com capacidade de receber qualificacao para trabalhar.
Energia. PHB pode produzir energia a mais barata, eolica.
Agua. temos agua.
Aeroporto, sim temos aeroporto.
Temos todo norte do piaui que pode produzir.
Gente. Temos milhares de jovens e adultos nas escolas tecnicas e universidade.
O porto ajuda na logistica.
Pra que diabos o Ceara construiu um segundo porto???Pq?
ResponderExcluirFaz sentido, um estado tao seco ter construido um segundo porto???
Quantos rios parnaiba existem no Ceara???
Para que ministra? Para que comentarista?
O Ceara construiu porto para um siderurgica que so aconteceu mais de uma decada. O estado nao deixou o seu segundo porto parado, foi trabalhando para ele ser movimento por algo.
Ministra, pq o Brasil tem projetos para mais portos em seu territorio??
Nao entendo, eu so queria entender?
Pq quando se fala do piaui, e assim?
Pq o governador nao usa parte desses R$2 bilhoes de emprestimo para concluir ao menos a primeira etapa do porto???
Senhor governador 10% de bilhoes = R$ 200 milhoes, dinheiro suficiente pra terminar o porto. Ainda sobra dinheiro para fazer as obras do sul piaui ,como transcerrados e o centro de convencoes de teresina, a ZPE de Panraiba e os portos secos do estado. Isso e investir em obras estruturantes.
Poticabana nao e obra estruturante. Nunca foi obra estruturante. O setor privado poder oferecer lazer .