29 de jan. de 2013

O fogo que Kiss matar Santa Maria


A cidade gaúcha de Santa Maria acordou neste domingo dia 27 de janeiro fazendo fumaça por todos os lados e acabou acordando o Brasil. Acordou o Brasil em cima de uma tragédia dentro de uma boate, frequentada por jovens universitários, aonde 231 deles acabaram morrendo e outros tantos ainda estão feridos em conseqüência de um incêndio pavoroso. A proporção deste acidente o coloca entre um dos maiores já ocorridos no Brasil.
Mas nos transportemos agora para uma cidade a milhares de quilômetros de distância da rica Santa Maria no Rio Grande do Sul, Parnaíba, no Piauí, que na definição de um amigo que por nada nesse mundo eu revelo o nome, é a “Mississipi nordestina, elegante e decadente”. 
Alguém pode dizer amanhã que estou exagerando nas premonições ou vendo perigo aonde ele não existe ou sequer tem risco de passar perto. A gaúcha e a piauiense têm pontos em comum: são, respeitadas as proporções, de boa economia e tem uma população jovem e universitária, que certamente têm nas festas em boates seu ponto de encontro.
Pois muito bem. Não é de hoje que venho denunciando e apontando falhas nestes locais de diversão desses rapazes e moças. Creio até que outras pessoas também responsáveis também já fizeram ver os riscos de certos espaços serem tomados nos finais de semana sem que apresentem as mínimas condições de segurança. Estou exagerando? Não. Já tenho ouvido de uma ou mais autoridade a afirmação de que esta ou aquela boate, clube de shows não tem saída de emergência, extintores de incêndios com validade vencida e não pronto para desempenho, trabalha com pessoal incapacitado e outras coisinhas mais.


Proprietário de clube ou boate na Parnaíba, pouco está ligando para estas regras de segurança. E olhe que aqui nesta Parnaíba, que muitos batem nos peitos e dizem de boca cheia que acidentes de grandes proporções, abalroamentos, incêndios, desabamentos e até tremores de terra nunca vão acontecer por aqui, como se a gente fosse uma terra habitada por uma raça de escolhidos. Esses são os primeiros a não cuidar dos equipamentos que lhe proporcionam meios de ganhar a vida com algum trabalho.
Todo mundo aqui gosta ou faz por onde trabalhar com gambiarra, dando aquele clássico jeitinho brasileiro na coisa. E aí quando acontece uma tragédia igual essa lá de Santa Maria, no Rio Grande do Sul ficam querendo tirar da reta. Conheço na Parnaíba alguns lugares aonde se realizam eventos impróprios para estas finalidades.


Quer que diga? Auditório do Porto das Barcas. Não tem muitas alternativas de uma evacuação em massa. Numa situação de pânico todo mundo vai para dentro do rio. Quem correr para a direita vai encontrar um dique. Dá na mesma. Para a esquerda, uma passagem estreita e antes, um portão de ferro.
Quer mais? Auditório da UESPI, na avenida Nossa Senhora de Fátima. Mal planejado, pequeno, sem saídas de emergência, disposição dos assentos feita de forma errada e até se crê que os equipamentos contra incêndio não estejam validados. Numa situação a acima mencionada, muita gente vai morrer pisoteada ou no mínimo perder a sandália havaiana. Outro? Teatro do SESC, na avenida Presidente Vargas.
Pela primeira vez na vida eu conheci um teatro em piso superior. Nem no Japão, Marrocos ou Mumbai, na índia. O SESC Avenida tem uma escadinha bem estreita e por estar num piso superior não tem como ter saída de emergência. Só se for de para- quedas. Eu até que poderia me alongar no assunto, mas deixa para a próxima... porque se eu tiver que nomear todos aqui neste espaço vou passar o tempo inteiro


                                            Auditório da UESPI

Por: Pádua Marques

Um comentário:

  1. Olá,nossa adoro esse blog,só tem artigo bom,sempre que dá estou passando aqui,depois que meu amigo me recomendo nunca mais deixei de visitar,alguem sabe me falar se assim aqui é bom www.softwarecelularespiao.org ? abraços,assim que der eu volto pra comentar aqui no blog

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...