Catador de caranguejo do Delta do Parnaíba |
Já está definido o defeso do caranguejo-uçá em 2013 para a região do Delta do Parnaíba.
Os períodos de reprodução serão de 12 a 17 de janeiro, de 28 janeiro a 2 de fevereiro, de 11 a 16 de fevereiro, de 26 de fevereiro a 03 de março, de 12 a 17 de março e de 28 de março a 02 de abril.
Tradicionalmente, de janeiro a abril acontece o suatá (andada), o tempo em que o caranguejo-uçá se prepara para o acasalamento e desova. Nessa fase a espécie fica mais vulnerável à captura. Por isso é necessário proteger esses animais para garantir a reprodução e o aumento da produção nos anos seguintes.
Nos períodos estipulados ficam proibidos a captura, o transporte, o armazenamento, o beneficiamento e a comercialização do caranguejo-uçá. O defeso é fundamental não só para o equilíbrio sustentável da produção natural da espécie, mas também para a proteção dos manguezais e para a manutenção da renda das comunidades pesqueiras que vivem no entorno dessas áreas.
No povoado Carnaubeiras, no interior do município de Araioses, no Delta do Parnaíba, está a maior comunidade de catadores de caranguejo do país. Praticamente toda a produção é exportada, sem controle, através do Parnaíba (Piauí) para Fortaleza (Ceará) onde o produto é vendido por um valor até dez vezes superior ao que recebem os pescadores.
Jornal da Parnaíba
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.